RRiccio's Poker Blog

Blog de poker do Roberto Riccio: artigos sobre poker e seus pensamentos sobre o jogo do texas hold'em.

sábado, julho 22, 2006

Post #1 - "So, who the heck are you?"

Fala ae! Antes de tudo, gostaria de me apresentar. Me chamo Roberto Riccio, a pouco tempo completei meus 18 anos, conheço poker desde criança e jogo seriamente a um ano mais ou menos.

"Tá, mas o que está fazendo um moleque como você jogando poker?"

Bom, acho que é "culpa" de duas pessoas: David Williams e Christian Kruel. Vou explicar. Quando eu tinha dezesseis anos tudo o que eu fazia era estudar e jogar Magic, um jogo de cartas colecionáveis. Um dia eu entro num site de Magic como costume e leio na página principal a notícia: "Profissional de Magic David Williams fica em segundo lugar no WSOP e ganha 3 milhões de dólares". Não preciso nem falar que fiquei impressionado: o cara foi jogar um torneiozinho de poker e ganhou 3M? Tá zuando né? No Magic os profissionais se matavam pra ganhar 50 mil por ano. Fast forward, poucos meses depois. Vou cortar o cabelo e o barbeiro pergunta se eu quero ler alguma coisa enquanto isso. Eu respondo que sim e ele me dá uma VIP. Abro e vejo algo um artigo falando sobre poker, Christian Kruel, mesa final do WPT, milhares de dólares. Pensei "WOW! Que irado!". Acabei de cortar o cabelo, tinha lido o artigo todo do começo ao fim e não tinha nem visto as fotos da mulher que era a capa da revista. Tinha ficado obcecado enquanto isso com as fotos de um monte de ficha e de jogadores de poker e com os payouts astronômicos que eu lia. De qualquer forma nunca pensei que tivesse gente da minha idade jogando aquilo e acabei esquecendo o jogo por um tempo, só via, sempre empolgadíssimo, os torneios transmitidos pela ESPN quando passavam.

Fast forward de novo, poucos meses depois. Meus amigos do Magic, Pedro (Waite) e Francisco (Braga), resolvem transferir alguns dólares das suas contas de Magic Online para um site de poker chamado PartyPoker. Alguns dias depois conversando no MSN com o Pedro ele pergunta: "Pep (meus amigos me chamam assim), quer 50 dólares emprestados pra jogar poker lá no site onde a gente tá jogando?"

Eu nem tinha pensado em jogar na época, mas me pareceu uma boa idéia então eu aceitei. Ele me passou o link de um site chamado Clube do Poker, sobre o qual eu já tinha lido na revista. Eu entrei pra abrir a minha conta por lá e a primeira coisa que me surpreendeu de cara foi a seção Jogada da Semana. Eu pensei "Ué, existe A jogada certa no poker assim como no Magic?" Sounds good! Além do mais a explicação que um tal de Raul Oliveira dava pra jogada era algo mirabolante pra mim. "O cara pensou isso tudo só pra fazer essa jogada aí? Tenho que aprender isso rápido!" Comecei a procurar o site por mais páginas onde eu pudesse aprender a jogar e acabei encontrando um artigo do Lou Krieger pra iniciantes muito bom. Li e reli esse artigo algumas vezes antes de jogar com o dinheiro que tinha no Party.

Eu não lembro exatamente o que aconteceu, só lembro que eu jogava muito tight na Beginners 0.50/1 Limit e que eu tinha transformado esses 50 dólares em uns 200. Eu devo ter tido muita sorte mesmo porque eu não tinha idéia do que estava fazendo ali. A partir daí eu comecei a me interessar por torneios e comecei a jogar os sit and go's de 6$ e depois de 11$. Todo dia eu também jogava um multitable de 1$. Eu não estava ganhando nem perdendo muito então meu bankroll era algo em torno de 300$, mas enquanto isso eu ia lendo os livros de poker que conseguia baixar na internet, como Super System e o Theory of Poker (metade né... quem já tentou baixar sabe o que estou falando). Um dia eu resolvo entrar em um multitable de 11$, sou eliminado rapidamente. Resolvo entrar em um de 6$ dessa vez, saio rapidamente de novo. Já todo puto eu entro num de 2$ dessa vez. Tinham 1600 pessoas no torneio e eu lembro de não ter feito nada demais, nunca tinha ganho um allin com a pior mão, mas do nada, eu tava lá na final table. Depois de fazer uma jogada estúpida onde não consegui foldar um overpair mesmo tendo certeza absoluta de que tinha a pior mão eu fiquei com menos de um big blind em fichas com sete jogadores na mesa. Eu voltei e ganhei INFINITOS allin's e eliminei cinco jogadores pra chegar ao heads up, onde eu perdi com top pair pro meu kicker. Mas eu não tava nem aí! Eu e meu irmãozinho de 13 anos estávamos aqui berrando pela casa toda, pelo payout que era algo em torno de 400 dólares and boy... did it feel good! A partir daí eu comecei a jogar os sit and go's de 22$ e meu bankroll em um mês já tinha ido de 50 pra 1000 dólares, passei a jogar os sit and go's de 33$ e fui pra 1500$ de bankroll.

Resolvi então fazer uma viagem com a minha namorada onde fiquei durante uma semana sem ouvir a palavra "poker". Voltei empolgadíssimo da viagem pra jogar, mas o resultado não foi o que eu esperava. Eu comecei a perder e feio. Depois de uma noite onde tomei inúmeros bad beats, lembro ter pego um baralho e ter rasgado separadamente cada carta em quatro pedaços. Eu estava jogando o máximo que sabia jogar na época mas as cartas realmente não estavam ajudando e eu perdi uns 500 dólares em uns dois dias (levando-se em conta que eu estava jogando uma mesa só por vez na época dá pra perceber que perdi muito). E aí... Tiltei! Eu lembro que começava a jogar três sng's ao mesmo tempo e me enrolava todo, entrava nas mesas de cash game 3/6 sem ter idéia do que estava fazendo, entrava nos multitables de buyin 150$, etc. Mesmo nesse período tendo ganho um multitable de 100 pessoas de 6$ eu consegui perder esse dinheiro também. Em uma semana eu tinha perdido tudo que eu tinha levado dois meses pra ganhar, eu estava me sentindo um completo idiota.

Nesse clima eu fui passar as férias de Natal na Itália com a minha família (eu nasci lá e vim morar no Brasil com sete anos). Não tendo muito pra fazer e completamente falido no PP, eu comecei a ler sobre poker, comecei a estudar e muito. Enquanto eu estava ganhando, achava que já sabia tudo sobre poker mas em pouco tempo eu percebi que eu não sabia NADA. Perder todo o meu bankroll tinha sido a melhor coisa que podia me acontecer pois eu não tinha outra escolha a realmente levar o jogo a sério e aprender o máximo que pudesse antes de voltar a jogar. Eu comecei a procurar tudo sobre sit and go's, qualquer coisa sobre poker que eu visse na minha frente eu lia em 5 minutos e ficava o resto do dia pensando e repensando sobre os conceitos. Depois de passar dois meses tendo essa rotina, voltei pro Brasil disposto a jogar. E onde vai jogar uma pessoa que não tem dinheiro pra jogar? Infelizmente no Everest Poker. Existe site pior que esse? Sinceramente acredito que não, mas era minha única opção a não ser pegar dinheiro emprestado. Então eu comecei a jogar horas e horas pra ganhar aqueles 5 centavos. Pelo menos enquanto isso eu estava estudando e pensando muito sobre o jogo. Eu lia livros, entrava nos blogs do Raul e do CK diariamente, lia bastante coisa na 2+2 e ficava fazendo contas e contas sobre situações de sit and go. Felizmente porém, nessa época meus amigos Pedro e Chico tinham começado a ganhar dinheiro nos sng's do Party depois de terem passado meses perdendo.

O Pedro tinha me contado sobre o Circuito Carioca de Holdem enquanto eu estava de férias. Ele tinha jogado a primeira etapa e me disse que gostou muito então eu falei que no próximo eu iria jogar. Chegou o dia do torneio, peguei o dinheiro emprestado e fui jogar. Eu lembro que na minha primeira mesa tinham meu amigo Meleka (Pedro Motta), Rádio e Thiago Carriço. Eu eliminei o Meleka e acumulei um grande número de fichas antes de ser movido pra minha próxima mesa. Sento na minha outra mesa e quem está lá? Christian Kruel! Meu ídolo! Nunca pensei, sinceramente, que jogaria com ele. Infelizmente jogamos apenas umas cincou ou seis mãos até a mesa ser desfeita. Em uma delas eu dei raise no SB de T9o e o BB deu call. Flop T9x. Eu dei check-raise allin e eliminei o BB quando ele deu call mostrando T8. Na mão seguinte eu dei raise de novo, dessa vez no button de K7s, o Rádio deu call no BB. Flop 86x e ele dá check. Eu dou bet tentando levar o pote. Ele dá raise. Eu fiquei um pouco olhando pra ele, tentando obter alguma reação. Ele tem alguma coisa ou ele tá tentando um re-steal pra levar o pote? Enquanto eu estava pensando o Rádio dá uma risadinha. Instantaneamente eu lembrei de um WSOP apresentado pela ESPN onde o CK comenta "quando um jogador ri no meio de uma mão, é uma tell de que ele ou não tem absolutamente nada ou tem o nuts". Tendo blefado ele na outra mesa e mostrado o blefe eu pensei "Opa! Ele acha que eu tô robando o pote então, se eu voltar re-raise allin não vai ter como ele me pagar". "All-in". "Tá pago!" e mostra 66. THE NUTS! NICE READ ROBERTO!! Eu não queria nem mostrar a minha mão.

Depois disso somos movidos pra outra mesa. Eu ainda tinha bastante ficha pra jogar. E fui indo razoavelmente bem, roubando um pote aqui, outro ali, pois não recebia nenhuma mão.

Algum tempo depois eu ouço falar que o CK foi eliminado e vejo ele passando pelas pessoas e um monte de gente indo cumprimentar ele. Quando ele passou pela minha mesa acho que mais umas duas pessoas foram falar com ele, e eu fiquei olhando. Ele me viu ali, disse "Esse aí já percebi que joga bem, gosto muito do seu estilo." e estendeu a mão. Eu estava tipo "WTF??? Será que ele tá falando comigo mesmo?" enquanto apertava a mão dele. Nunca tinha falado com ele então nem esperava que ele viesse falar comigo. Eu fiquei todo feliz, que nem um idiota. É como se eu tivesse participando de uma corrida de kart e o Schumacher passasse do meu lado dizendo isso! Alguns minutos depois eu fui eliminado, voltei pra casa e não conseguia parar de sorrir. Foi a partir daí que eu realmente pensei que pudesse ganhar dinheiro com o poker e, quem sabe, me profissionalizar.

Larguei rápido o Everest. No dia seguinte ao circuito peguei 110 dólares emprestados com o Pedro e consegui dobrar no mesmo dia. Fui ganhando bem nos sit and go's de 11$ do Party durante alguns meses e atualmente estou jogando os sng's de 22$, alguns multitables e ocasionalmente jogo cash games (NL). Os screen names são PePeroni_ (PartyPoker), RRiccio (Poker Stars) e RobRiccio (Full Tilt Poker).

O objetivo desse blog é contar um pouco do meu dia-a-dia no poker e na vida em geral, além servir de espaço para alguns artigos que espero escrever sobre esse jogo que tanto amamos.

Um abraço, Roberto.


Gostou do post? Você vai gostar ainda mais do guia gratuito Dicas de Sit and Go.

13 Comments:

  • At 11:41 AM, Anonymous Anônimo said…

    putz.. mais um blog pra eu acompanhar????

    desse jeito vo parar d jogar poker pra ficar lendo blogs 24/7!!

    hahahaha

    nunca t vi ao vivo (na verdade agente ja jogo junto no carioca, mas agente nem c conhecia hahahha), mas pelos papos no msn ja da pra ver q tu eh gente fina =]

     
  • At 5:39 PM, Anonymous Anônimo said…

    olha o víciooo!!
    hahaha brincadeira pep, legal seu blog! soh poderia ser sobre um assunto q eu entendesse melhor! :)bjosss

     
  • At 7:20 PM, Anonymous Anônimo said…

    finalmente consegui ler seu blog neh amor!? Escreveu bem e escreveu bonito... pode fazer Letras comigo agora huahuahu =)

    parabéns pelo blog! agora soh falta a gente ir pra Vegas tb ihihihi
    ;)
    milhoes de beijos e.... BOA SORTE! ;)

     
  • At 12:45 AM, Anonymous Anônimo said…

    Pep... seu nerd das jogatinas azarentas!! =) saudades de vc "campeao"! bju da sua irma eterna!

     
  • At 9:12 PM, Anonymous Anônimo said…

    porra kaka,parabens por tudo ae! q vc continue nessa parada,mas com muita responsailidade e estudo q tu vai longe!! vo te ver qdo na ESPN direto dos casinos de Las Vegas??? hehehe abraçoooooo

     
  • At 1:34 PM, Anonymous Anônimo said…

    Alô Pep, é o WJ do CDP... tudo bem aí cara?

    Estou neste exato momento acompanhando o início do seu blog (tardiamente infelizmente)... mas pelo que já li você é o CARA!

    Provavelmente serei mais um cara plugado nas suas matérias about POKER... Good games!

    Espero "aprender" um pouco mais com a sua pessoa, uma vez que sou fraquinho na parada do poker!

    Um abraço!

     
  • At 7:21 PM, Anonymous Anônimo said…

    Bacana o post. Boa sorte no Poker ; )

     
  • At 5:29 PM, Anonymous Anônimo said…

    Cara, parabéns pelo texto. Muito bem escrito.
    Eu errei por duas vezes, mas não fui testar o Everest (apesar dos meus amigos convidando), risos. É tão ruim mesmo?
    Incrível o efeito principiante. Minha primeira aventura foi louca igualzinho. Fiz o depósito de $50 e quando pisco $180. Pensei que era moleza e ruiu tudo. Parecia que tinha entrado na areia movediça.
    Depois, novos $50. Algum lucro e tento jogar mais caro: porrada de novo. Agora estou estudando (bem menos que você) e indo mais devagar. Analiso muito mais meu jogo e estabeleci stop loss.
    Espero vê-lo no PP e no Stars

     
  • At 5:30 PM, Anonymous Anônimo said…

    Identificação
    leoaraujo
    http://vivaovinho.blospot.com

    Adicione no MSN
    leoaraujo7@hotmail.com

     
  • At 11:59 PM, Anonymous Anônimo said…

    hmn ... tbm migrei do magic pro poker heheh... espero ter um sucesso pareciso

     
  • At 11:33 PM, Anonymous Anônimo said…

    Opaaaaa...
    td certooo..
    achei interessatente mto interessante seu blog...e vejo q pode me ajudar
    eu jogo no everest, comecei por shasta tbm ha mais ou menos uns 6 meses...e to empacado com $200, devido a crise financeira ja vendi uns 120...só jogando mesa Sit n go de $2,5 ...e alguns torneios grandes...
    esse site é mto ruim msm? o q vc me sugere????ja tentei cash varias vezes, e toda vez q vo pra la, só quebra meu bankrool.. e ultimamente nao tenhu ganhado tanto qnto antes , q eu fikava ITM em mais da metade de mesas q jogava...q eram umas 10 por dia...
    Obrigadoooooooo
    abraço

     
  • At 12:43 PM, Blogger Marco Natali said…

    Parabéns RR, você se expressa muito bem.
    Farei minhas perguntas em off, pelo seu e-mail.
    Agora vou devorar o resto do blog.
    Marco

     
  • At 4:24 PM, Blogger Widhey Henrique said…

    Marco Natali por aqui? :D

    Olha Riccio, seu despertar no Poker foi de certo inspirador :D, estou começando agora a caminhar pelo seu blog, achei você na net graças ao negozin da pokerstrategy :). Fiquei surpreso ao saber que és o dono da maisev.
    Quando perguntei pela primeira vez onde poderia jogar poker companheiros de jogo (Lineage II) me indicaram o everest também, (me interessei graças aos torneios que passavam nas madrugadas do SBT), mas por sorte comecei pela PokerStars... não estou aqui para falar de mim lol... parabéns pela excelente carreira de sucesso que você mantém no poker, saiba que você, o Marco e o LoboRJ da pokerstrategy já são os meus "ídolos mentores". vlw, abraço e Boa sorte!

     

Postar um comentário

<< Home