RRiccio's Poker Blog

Blog de poker do Roberto Riccio: artigos sobre poker e seus pensamentos sobre o jogo do texas hold'em.

domingo, julho 30, 2006

Post #4 - Sétima Etapa do Circuito Carioca

Fala ae!

Hoje quero falar sobre a etapa de junho do Circuito Carioca que joguei ontem.

Achei que os organizadores do torneio, Bud e Breno, mandaram bem nas mudanças que fizeram, ou seja, as novas mesas (ótimas por sinal) e o aumento da quantidade inicial de fichas.

O problema foi que, como o clube não pode fechar tarde, em um certo momento do torneio os blinds começaram a aumentar muito e muito rápido pro torneio acabar cedo. Isso tem um impacto muito forte no jogo, já que maximiza muito o fator sorte e isso é algo que eu não gosto. Por mim quanto mais fichas, mais tempo por level e menor os blinds, melhor. Além disso, o fato de não ter um dealer em cada mesa faz com que as mãos demorem muito. A mudança pra quem está costumado a jogar online é incrível. O Pedro (Waite, pra quem não lembre) também jogou o torneio e em um certo level de blinds na mesa dele, em vinte minutos se jogaram duas mãos! Em vinte minutos! Em um sit and go comum se jogam geralmente 30 mãos no mínimo nesse tempo. Dá pra perceber a diferença.

De qualquer forma o torneio começou por volta de meio dia e contou com cerca de 60 participantes.

A minha mesa inicial era muito loose. Eu observei cada um dos jogadores e percebi o estilos e as tendências de cada um. Vi contra quem eu poderia blefar, contra quem eu poderia extrair fichas com as minhas mãos, etc. Geralmente em torneios multitable, especialmente offline eu gosto de ser super-aggressive desde o começo. Quem me vê jogando provavelmente acha que eu sou um retardado com tanto bet, raise e re-reise. Eu faço isso porque geralmente as mesas offline são tights, mas essa claramente não era o caso, então resolvi que eu ia jogar solidamente pois se eu jogasse agressivamente a única coisa que podia acontecer era eu perder fichas.

Eu não recebi muitas mãos durante o torneio, mas vou comentar as poucas que joguei. Em uma das primeiras mãos do torneio (blinds 25/50) o UTG+1 deu raise pra 2 BB, o resto da mesa foldou e eu era o big blind e tinha AQs (ouros). Eu tinha duas opções basicamente, call ou re-raise. Mesmo o raise vindo de early position (o que representa uma mão forte), um fold seria ruim pois além de AQs ser uma mão razoavelmente boa, eu tinha ótimos odds estando no BB (tanto pot odds como implied odds). Eu optei pelo call, já que ele tinha posição sobre mim e eu não queria criar um pote muito grande de AQs contra um raiser UTG+1. O flop veio Txx sendo duas de ouros. Eu dei check e ele deu bet instantâneo de 300. Além de ser um overbet em relação ao pote, ele apostou com muita "força". Me pareceu que ele estava querendo simplesmente levar o pote. Com um overpair ele provavelmente apostaria menos então as maõs que ele poderia ter ali pra mim eram AK, AJs e KQs. Tendo isso em mente de raise pra 900 com a minha flush draw e ele foldou.

Com blinds 50/100 abri AA em early position e dei raise pra 300. Três callers. Flop K98. Com três callers esse não era um flop muito bom pra minha mão. Ao mesmo tempo em que queria pegar todas as fichas de quem tivesse um K e não conseguisse foldar, eu tinha que proteger a minha mão das draws possíveis, então dei bet 1100 (quase pot). A jogadora shortstacked do meu lado pagou (indo allin) e os outros dois foldaram. Ela abriu KJ e eu estava em uma boa posição, mas o river trouxe um K e me deixou com aproximadamente 5000 em fichas.

Depois disso fiquei muitas mãos sem receber absolutamente nada então eu esperei. Com os blinds 300/600 eu abri JJ e dei raise EP pra 1800. A jogadora do meu lado deu call e o small blind tb. Flop J93. Small blind check, eu podia ter dado slowplay, mas como disse antes essa mesa era bem loose então o slowplay não era ideal, além disso, com J e 9 no flop, existiam algumas straight draws. Dei bet 1800. A jogadora à minha esquerda deu raise pra 3800 e a outra foldou. A raiser estava commited, só tinha mais uns 1500 em fichas então eu fui allin e ela pagou, mostrando 99. Set over set. Acontece. Dessa vez não veio nenhum milagre e eu fiquei com uns 17 ou 18 mil em fichas.

Algumas mãos depois eu abri 66 em middle position e dei raise pra 3000 (3 BB). O BB deu call e vimos o flop de QTx sendo duas de espadas. O BB deu check. Talvez eu poderia ter dado check tb já que esse flop é terrível pra minha mão e cheio de draws, mas o big blind era um jogador razoavelmente tight então achei que um continuation bet funcionaria na maioria das vezes. Apostei quase metade do pote, 3000 e ele pagou. A esse ponto eu pensei que ele provavelmente tinha um Q e estava jogando muito passivamente ou uma flush draw, mas eu teria que ver a reação dele no turn pra saber. Turn: blank. Ele deu check de novo, mostrando muita fraqueza. Vendo agora, me parece provável que ele tinha uma flush draw mesmo e se eu fosse allin eu poderia ter levado o pote, mas eu resolvi dar check para tentar levar pro showdown caso ele não tivesse nada. No river vem uma Q de espadas, completando o flush. Dessa vez ele dá bet 3000. Mesmo eu tendo dado check no turn e mostrado fraqueza, esse bet está implorando por um call, provavelmente ele tinha um flush ou um Q na mão mesmo, então dei fold. Ele depois falou "Bom fold, Roberto" mas eu fiquei pensando se não era pra ter ido allin no turn mesmo ao invés de dar a free card. I guess I'll never know...

Depois disso eu fui movido de mesa, e como os blinds estavam altíssimos já tive que partir pra agression. Comecei a roubar alguns potes e estava com aproximadamente 20k quando fui movido de novo.

Na minha primeira mão na outra mesa recebi TT e dei raise UTG+1 pra 5400 (blinds eram 900/1800), já me deixando commited na mão. Um jogador em middle position deu call e o resto da mesa foldou. Flop 733 sendo duas de copas. Ótimo flop. Eu queria ter o máximo de value na mão (já que as únicas mãos possíveis dele que me ganhavam eram AA, KK, QQ e JJ e ele não tinha dado re-raise preflop), ou seja, queria extrair o máximo de fichas que pudesse com essa mão contra ele, então dei um bet de 1/4 do pote, 3500 fichas, esperando que ele visse isso como fraqueza e fosse allin pra roubar o pote de mim ou que ele simplesmente desse um call com uma mão fraca pela aposta ser tão barata em relação ao pote.

Ele foi allin e eu tive que dar call na hora do resto dos meus 7k. Além de eu estar pot commited, ele provavelmente teria 99, 88 ou duas overcards, então não tive nenhuma escolha a fazer mesmo. Ele abriu KK pra minha supresa. O turn e o river não ajudaram e eu fui eliminado na 26ª posição.

Não muito que eu pudesse ter feito infelizmente. Mesmo que ele desse reraise allin preflop eu provavelmente pagaria, e num flop como o que veio ainda por cima, era impossível foldar.

Me despedi do resto da mesa e fui ver o Pedro jogar. Ele estava shortstacked com 2 ou 3 big blinds em fichas e vi ele conseguindo dobrar de KQ x A9 antes de voltar pra casa exausto. Voltando eu fiquei um pouco decepcionado por não ter feito a final table, mas de um outro lado fiquei muito feliz por como joguei ao longo do torneio, mesmo não recebendo cartas. Se eu tivesse que jogar de novo teria feito tudo igual.

Chegando em casa liguei pro Pedro pra saber como ele tava no torneio e aí chegou a boa notícia. "Mlk, tô na final table!" Wohooooooooooo! A má notícia é que eu fui durmir, acordei, e até agora não sei se ele ganhou o torneio ou não! Assim que eu souber eu escrevo aqui no blog.

São 11 horas agora e eu vou ver se jogo um pouco online, mesmo esse horário não sendo o meu preferido. Abraço!!

Gostou do post? Você vai gostar ainda mais do guia gratuito Dicas de Sit and Go.

1 Comments:

  • At 1:59 PM, Anonymous Anônimo said…

    coe mlk, fikei em quarto ^^
    cheguei na mesa final com 2bb, consegui dobrar duas vezes, pessoal foi caindo e dp perdi de A7 pra A9. ta trankuilo, foi bom o torneio, recomendo pra todo mundo ir jogar.
    flww abraços, no proximo a gente faz final junto, fuiz ^^

     

Postar um comentário

<< Home