RRiccio's Poker Blog

Blog de poker do Roberto Riccio: artigos sobre poker e seus pensamentos sobre o jogo do texas hold'em.

sexta-feira, agosto 04, 2006

Artigo #2 - Um Pouco Sobre Bankroll Management

O tamanho do seu bankroll depende de três fatores.

Primeiro
Seu ROR, ou seja, Risk of Ruin desejado. ROR é o percentual das vezes que no longo prazo você vai "falir" com um determinado bankroll e um determinado winrate (ROI no caso). Se perder todo o seu dinheiro é um grande problema pra você então você vai querer ter um ROR próximo de 0%, e vai ter que começar com um bankroll muito alto. Enquanto isso se perder todo o seu dinheiro não é um problema e você vai dar simplismente refill então o bankroll pode ser razoavelmente menor.

Segundo
O seu ROI (Return of Investment). Se você tem um ROI real de 20% a variância vai afetar muito menos o seu bankroll do que tendo um ROI de 5%.

Terceiro
Quantas mesas você joga simultaneamente. Quanto mais mesas se joga maiores as oscilações. Se você jogar uma mesa isso não conta muito, mas se você jogar oito mesas com certeza faz diferença.

Eu gosto em geral de ter no mínimo 100 buyins jogando 4 mesas. Com certeza é bastante conservador. Desse jeito eu me sinto confortável e tenho um Risk of Ruin de aproximadamente 0%.

Uma calculadora de ROR está aki: http://sharnett.bol.ucla.edu/poker/part2/rorcalc2.html

Quanto ao ROI se você está começando a jogar sit and go's seriamente agora faça uma estimativa de 10% ou algo em torno disso e espere ter 1000 jogados para saber ao certo.

Para mudar de um nível pro outro, além de ter sua confiança de ganhar no próximo "level", você precisa ter certeza de que tudo que ganhou neste level não foi sorte, o que significa ter um bom ROI em um grande número de sit and go's jogados (mínimo 500). Além disso você precisa de um bankroll adequado, como 100 buyins do próximo nível.

Postei isso aqui como um artigo mas na verdade foi só uma resposta que dei a um post do Clube do Poker que achei que pudesse interessar. E quanto à segunda parte do primeiro artigo, eu não esqueci de fazer, é só que tenho estado muito doente e fica difícil até se concentar, quando eu estiver melhor eu escrevo.

Abraço, Roberto.

PS: Nm.

Gostou do post? Você vai gostar ainda mais do guia gratuito Dicas de Sit and Go.

4 Comments:

  • At 3:37 PM, Anonymous Anônimo said…

    Roberto,

    Eu sou usuário do everest e do party poker. Tentei colocar dinheiro do party poker e no everest, mas meu cartão não aceita, nem colocando na conta Netteller, por causa do link no seu blog que eu acompanho sempre eu entrei no clube do poker e vi o artigo sobre como depositar e vi que a melhor forma é conseguir algum brasileiro q tem dinheiro trasferir pra sua conta. Queria saber se vc se interessaria em ajudar, eu queria colocar miséria na minha conta netteller, 5 dolares, 10 dolares... no maximo estourando, Meu email é kaslu@uol.com.br se puder ajudar, me manda um email. obrigado pela atenção. Abraço. Continue atualizando sempre o blog q está muito bom, e ajuda muito.

     
  • At 6:13 PM, Blogger Roberto Riccio said…

    fala lucas,

    eu nao posso te passar dinheiro no neteller porque a minha conta nao é confirmada lá (ou seja, nao pode fazer transferencias pra outros membros).

    voce pode tentar procurar alguem na comunidade Poker Mania no orkut que possa fazer isso, lá tem muita gente comprando e vendendo créditos em sites de poker sempre.

    fico feliz que esteja gostando do blog, abraço.

     
  • At 11:27 PM, Anonymous Anônimo said…

    Fala Roberto, muito maneiro seu blog, vu tah sempre lendo. Kra me diz uma coisa, vc joga mais no PP ou no PS? E qual vc acha melhor pra ganhar $$$.

    Abraços.

     
  • At 8:52 AM, Blogger Roberto Riccio said…

    jogo mto mais no PP, la é melhor para se ganhar dinheiro. no PS eu praticamente só jogo multitables.

    de qualquer forma é bom ter conta nos dois por serem os dois maiores sites online.

    talvez eu escreva um post sobre isso no futuro. abraço.

     

Postar um comentário

<< Home