RRiccio's Poker Blog

Blog de poker do Roberto Riccio: artigos sobre poker e seus pensamentos sobre o jogo do texas hold'em.

quinta-feira, junho 14, 2007

Post #85 - O Problema Belizário

Um outro bom título seria 'Como a Rede Globo Manipula a Ignorância Brasileira'.

Bom, eu vou explicar como.

Eu não vejo novelas (duh), mas fiquei sabendo, através de amigos, de algumas cenas que a Globo mostrou onde um senhor, pai de família, joga poker e perde um apartamento.

Então a massa ignorante olha aquilo e diz 'wow, jogar poker faz mal'. Assim como poderia dizer 'beber faz mal'. Mas beber não faz mal, jogar poker não faz mal, largar os estudos não faz mal.

Largar os estudos pra virar um traficante de drogas faz mal. Tornar-se um alcoólatra faz mal. Jogar poker e perder um dinheiro que você não pode perder faz mal. Nesse caso, um apartamento.

O que não é mostrado à massa ignorante é que essas ações dependem do indivíduo e não do meio que ele usa pra se auto-destruir.

Todo jogador razoável de poker entende algo, mesmo que intuitivamente, chamado Risco de Ruína (Risk of Ruin), que é a chance de perder todo o bankroll. Bom, se você joga mal, nunca estudou poker e o seu bankroll está todo na mesa esse risco provavelmente será de, digamos, oitenta porcento.

Agora, você pode muito bem continuar jogando por cinco mil reais ao invés de um apartamento. Isso não é o 'poker' que escolhe, é o indivíduo. Você não pode culpar o álcool por ter se tornado um alcoólatra. O álcool está ali, assim como poderia estar uma maçã ou um pedaço de chocolate. O poker também está 'ali', é um conceito vago, um jogo, todo mundo o conhece. O jeito do qual você vai utilizá-lo é problema seu.

Mas a Globo, e a TV mundial em geral, mostra essas imagens pras massas como se tudo pudesse ter sido evitado não jogando. E é claro que podia. Então acabei de ter uma idéia pra diminuir drasticamente o número de aidéticos no mundo. Vamos proibir o sexo. Sounds good?

E um grande problema quando se fala de pessoas, de massas, é que a gigantesca maioria (digamos oitenta porcento) é ignorante. As pessoas são burras, simples assim. Não há nada que possa ser feito quanto a isso. Elas vão aceitar qualquer coisa que você mostrar pra elas, principalmente se você mexer com os sentimentos delas. A maioria não tem a capacidade de raciocinar por si só o que é certo e o que é errado e vão inconscientemente buscar isso vendo uma novela.

Enquanto isso, os donos do canal, pessoas inteligentes, podem vender seus trinta segundos de propaganda pois muita gente não terá mudado de canal, aguardando anciosamente a próxima cena da novela. E com os lucros obtidos com essa propaganda, eles lá estarão daqui a alguns dias, apostando apartamentos com os amigos num joguinho de poker... Tanto, o que é um apartamento quando você possui milhões?

Se o poker algum dia será bem visto pela sociedade brasileira? Mas é claro que não. Pessoas cultas de países desenvolvidos não entendem exatamente a diferença entre um jogo de cartas e a roleta. Imagina se a nossa sociedade, que infelizmente é o que é, vai entender.

Meu avô perdeu todo o dinheiro da família no jogo. Acostume-se a essa frase, pois vamos ter que ouví-la muitas vezes ainda.

Gostou do post? Você vai gostar ainda mais do guia gratuito Dicas de Sit and Go.

23 Comments:

  • At 3:36 PM, Anonymous Anônimo said…

    .... só espero não ouví-la dos meus netos, haahaha.

    (desculpa, não contive a piadinha)

     
  • At 4:17 PM, Anonymous Anônimo said…

    Perfeito o texto.

     
  • At 4:37 PM, Blogger Roberto Riccio said…

    Eu nunca tive dinheiro antes do poker, então não tenho muito a perder.

     
  • At 4:38 PM, Anonymous Anônimo said…

    perfeito...

     
  • At 4:59 PM, Anonymous Anônimo said…

    Boa, garoto!!!
    Tô esperando você assumir a liderança do ranking do CDP.
    Já apostei um dinheiro em vc.
    Abraço,
    Marco Antonio.

     
  • At 5:31 PM, Blogger Jorginho Pará said…

    o melhor desse video foi o duelo de trinca de T contra quadra de T!!!

    baralho de blackjack

     
  • At 5:50 PM, Blogger Marcos Paulo said…

    muito bom o texto...
    o mais legal é que eles jogam o poker de 5 cartas e sai um str8 flush contra um royal flush... uma em um milhão disso acontecer....heheheheh!!!

    abraço!

    Marcos

     
  • At 5:58 PM, Blogger Ivanei Ivanov said…

    Foi um show de bizarrices esta cena... Não merece nem comentário.
    Só uma nota, não se usa mais o termo aidético por ser preconceituoso e carregado de negatividade. E a aids não é transmitida somente através do sexo, embora seja esta a maior via de contaminação. E usar camisinha não é somente uma escolha de segurança, há muitas barreiras morais e monetárias. A indicação que você deu é muito interessante por apelar para um patrimônia das pessoas, mas acho que frisar que o uso da camisinha previne a aids e outras doenças - em um ps ou nota - seria interessante.
    Mas entendi o que você quis dizer no geral. E logicamente concordo, já fui fervoroso em muitas discussões parecidas na época que jogava RPG. Que é um jogo muito instrutivo, não obstante a globo ter tentado satanizá-lo.
    Seu blog continua muito bom.
    ...
    Deixa eu te fazer uma pergunta: você assina sgnicons? O que pode dizer da qualidade?

    abraço

     
  • At 8:45 PM, Blogger Roberto Riccio said…

    Sim Ivanei, o que eu quis dizer foi que: supondo que o sexo fosse proibido, diminuiria o número de pessoas fazenda sexo sem camisinha e consequentemente diminuiria o número de pessoas contaminadas com Aids por este motivo.

    Eu assino a Sng e acho que é o único lugar onde existem vídeos decentes de sit and go. Acho o melhor site em geral, pois os jogadores são melhores que a maioria dos outros sites. Eles às vezes brincam demais e viajam nos vídeos, mas eu acho isso legal até. Vale a pena assinar.

     
  • At 11:26 AM, Anonymous Anônimo said…

    mt bom o post
    foi uma piada o q a globo fez e faz com as massas.
    eu smp ouco por ae a frase q o avo perdeu fazenda e talz, mas nunk q alguem ganho ahah
    abrazzz

     
  • At 2:27 PM, Anonymous Anônimo said…

    Excelente texto... Resumiu em poucas linhas tudo o que nós jogadores de poker pensamos e às vezes não conseguimos nos fazer entender para essa massa ignorante

    muito bom

     
  • At 7:00 PM, Anonymous Anônimo said…

    Deprimente mesmo , (odeio novela e passo a gostar menos ainda agora =P....) ..Esse papo de fulano perdeu apartamento eh um problema msm.... qdu fui contar pra familia da minha ex-namorada o q eu fazia,(e contar pra minha ex-namorada tbm lol) fui pedir para o pai dela me "ensinar a jogar poker" (ele não sabia q eu ja sabia) depois de receber a pior aula sobre poker da minha vida, ele me disse q para jogar poker tem q ter 3 coisas...1 peito 2 sorte 3irresponsabilidade....pq um amigo dele perdeu exatamente um apartamento (será q essa galera burra só sabe apostar imoveis? Na verdade isso me cheira muito à lenda urbana... tem sempre q ser um imovel?O cara ta sempre desesperado assim precisando de taaanta grana? aposto 2-to-1 q a maioria dessas historias são inventadas.... Aiiinda bem q o namoro terminou hahaha nem quis perder meu tempo tentando explicar o que era o poker pro Sr.peito-sorte-irresponsabilidade =) lol

     
  • At 8:57 PM, Anonymous Anônimo said…

    eh impressionante o quanto vc escreve bem garoto..
    otimo post.. PARABENS!!

     
  • At 11:17 PM, Blogger Unknown said…

    Meu avo perdeu casa na praia, um haras (coisa de cavalo) empresa de imoveis e logicamente apartamento, nao soh no poker mas em corridas de cavalo e caxeta anyway, como vcs acham q minha familia recebeu o meu hobby?
    O preconceito contra o poker eh uma coisa natural na cabeça das pessoas as vezes eu acho q estou sozinho, nunca consigui convencer alguem q existe habilidade no poker! NUNCA!
    A globo piora a situaçao muito mais colocando esse assunto na novela, a globo (des)educa mais q as escolas publicas.
    Eu fiquei muito puto com isso tudo
    Gostei do seu post extravasou a minha raiva
    Abraço

     
  • At 9:41 AM, Blogger Renilson said…

    Pra apostar um Ap, o cara não tinha que ter uns 40 imóveis pelo menos de bankroll? :)

    Belo post, ótimo Blog! Continue assim! E chega de manipulação da Globo!!!

    O Arara

     
  • At 6:04 PM, Anonymous Anônimo said…

    haha
    mto bom.
    eu consegui convencer um amigo meu(o avó dele tbm perdeu tudo no poker e é doente hoje em dia(lenda urbana,lenda urbana!) que o poker era lucrativo a longo prazo pra mim
    haha
    ta,ta,eu ganhei meu dinheiro num freeroll no pacific e fui crescendo por la,ai fica mais facil de convencer alguem sobre lucros :D

    andré,SC

     
  • At 10:13 PM, Blogger GP said…

    E ae Andre como tu ta hoje? Tb jogo la no Pacific heheh

     
  • At 10:58 AM, Anonymous Anônimo said…

    Perfect buddy!

     
  • At 8:36 AM, Anonymous Anônimo said…

    muito bom, mas é "ansiosamente". vc é um cara mto inteligente. continue o bom trabalho.

     
  • At 5:18 PM, Blogger Roberto Riccio said…

    É verdade. Valeu pelo toque.

     
  • At 3:13 PM, Anonymous Anônimo said…

    A Globo na verdade procura imprimir vários outros comportamentos nocivos, muito mais do que jogar poker sem conhecer; isso certamente é ruim para o bolso; só para citar alguns exemplos: Corrupto que se dá bem; Famílias desajustadas; é muito díficil ver uma família unida nas suas novelas; prostituição; uso de drogas e outros.

     
  • At 5:47 PM, Anonymous Daiane Amorim (Daia19) said…

    Quem fala mal do pokerr quem são??? quem não conhecee claro típico “Homer Simpson” –> o vidiota preguiçoso do sofá, engolidor da Globo & Cia.
    ou aquele mané baralhaumm que axa q poker é bingo e se ferra, e ainda é tão ignorante que não busca se especializar e realmentee desenvolverr as habilidades necessárias para ser um jogador de sucesso!

     
  • At 5:56 PM, Anonymous Anônimo said…

    adorei o textoo, muito bom mesmoo, adorei a comparação, he heheh está de parabéns, já mandei o link para meus amigos donk's que ficam só incomodando com comentárioss que irritam profundamenteee os apreciadores de um bom carteado...
    Se um textoo dessess simplificadooo não abrir a mentee de algumas pessoaas , com certeza
    terei que abrir a minha para novas amizadess!

     

Postar um comentário

<< Home