RRiccio's Poker Blog

Blog de poker do Roberto Riccio: artigos sobre poker e seus pensamentos sobre o jogo do texas hold'em.

terça-feira, maio 22, 2007

Artigo #10 - Vantagens e Desvantagens de Jogar Sng's

Não jogo sng's a mais de um mês. Resolvi definitivamente fazer a transição pro cash e embora não seja ridiculamente fácil, estou adorando. Tenho aprendido muito esses dias e minha rotina é acordar/jogar/estudar/durmir literalmente.

Mas tenho observado o quanto foi importante para a minha formação como jogador ter levado os sng's a sério durante um ano e percebi que com certeza esse não foi um tempo desperdiçado. Vou falar um pouco sobre isso.

Vantagens de Jogar Sng's

É impressionante o quanto as pessoas jogam mal shortstacked poker. Seriously. Just look around.

Muitos jogadores (inclusive os considerados world champs) não fazem idéia do que estão fazendo quando tem menos de dez big blinds. Principalmente em mtt's.

Quando você chega nesse estágio, você tem que jogar push/fold, que é um jogo solucionável, ou seja, onde deixando algumas variáveis constantes (ranges dos adversários) só existe uma jogada certa.

Para os pros de sng's, o que conta é descobrir os ranges dos adversários e a partir daí eles sabem instantaneamente o que fazer. Para outros jogadores isso não é tão fácil, porque eles não conhecem essa matemática.

Jogando contra essas pessoas, não importa qual seja o tipo de torneio (mtt's, satélites, etc.), você vai ter um edge bem grande se masterizar sng's.

Teve uma mão muito comentada na internet que é um exemplo claro disso. Na mesma mesa onde a Jennifer Tilly checkou behind o river com o nuts, Phil Gordon mostrou toda a sua classe.

No segundo minuto do vídeo, com menos de 10 bb's ele dá limp de 55 ao invés de push. Sigh. E esse cara escreveu um livro sobre poker... Depois ele comenta que se a Jennifer Tilly não tivesse dado shove ele ainda estaria pensando se daria call ou não (quando não existe nenhuma mão do range do Ivey contra a qual ele era favorito. 44 só talvez). E pra piorar ele diz que o Phil Ivey é sortudo por ter ganho o flip, quando o Ivey fez a jogada certa e ele a errada. Meh.

Outra vantagem de jogar sng's é que você adquire disciplina pro início de mtt's.

Em um sng simplesmente não é lucrativo jogar loose no começo. Em um mtt geralmente também não é e embora você não precise ser um nit, você não quer ficar spewing chips no começo. Você aprende isso em sng's.

Existem, claro, outras vantagens de estudar sng's a fundo, mas acho que essas duas, principalmente a primeira, são bem mais importantes que as outras.

Perceba que eu disse estudar sng's a fundo. Não estou dizendo 'vá jogar um sng no final de semana pra melhorar seu jogo em mtt's'. Estou dizendo 'vá passar dois meses só jogando sng's e estudando essa matemática pra melhorar seu jogo em mtt's'.

Desvantagens de Jogar Sng's

Sng's são um jogo chato por natureza. Isso quer dizer que você nunca vai ficar muito feliz tendo um dia bom e que não vai poder ser tão criativo quanto em outros jogos.

Isso faz os sng's serem bem mais um grind que outros jogos. Jogar um sng é muito mais um trabalho que jogar um mtt. No mtt você está atrás do big score, tanto pra satisfazer o seu ego quanto pra ter aquele dia sick, onde tudo deu certo e você ganhou inf dinheiro. Nos sng's os big scores não vão ser nem um pouco tão grandes quanto os de torneios maiores.

E também existe outra desvantagem que eu odeio. Depois que você se torna um bom jogador de sng's, jogando você não vai aprender muita coisa nova. Enquanto sendo pro de cash por exemplo, o feel que você ganha com o passar do tempo e a melhora nas habilidades de hand reading vão ser muito importantes para o seu futuro como jogador de poker.

Espero que isso possa ajudar os indecisos sobre 'em que jogo focar', já que existem tantas possibilidades atualmente. Ponha as variáveis na balança e escolha o que é melhor pra você. Sua mente é analítica? Você costuma ter problemas de tilt? Você tem um ego muito grande? Você é criativo? Você não suporta variância? Pense sobre isso que você vai poder escolher qual jogo é o mais apropriado para o seu tipo de pessoa. Pode ser que esse seja sit and go. Mas mesmo que não seja pra sempre, você sempre vai ter aprendido algo novo que vai poder usar com sucesso no futuro.

-Roberto Riccio

Gostou do post? Você vai gostar ainda mais do guia gratuito Dicas de Sit and Go.

19 Comments:

  • At 11:07 AM, Blogger William Saito said…

    excelente post!
    mt bom pra kem ta comecando e pra ver q sempre temos q melhorar no jogo, ateh os pros
    abrazzz

     
  • At 3:04 PM, Anonymous Anônimo said…

    pra variar otimo post !!
    disparado o melhor blog de poker do brasil na minha opinião . assuntos muito pertinentes , visões esclarecedoras (e honestas) e sempre atualizado . uma "aula" de como um blog de poker deve ser .

    agora com essa transição para o cash , um video seu exemplificando os conceitos de cash game no moldes do video que vc fez sobre sit'n'go seria interessante .

    parabens pelo blog . impecavel !!

     
  • At 7:34 PM, Blogger Unknown said…

    excelente post....
    Eu tb estou fazendo a transição pro cash game e está sendo muito difícil. Seria legal vc fazer alguns posts de estratégia de cash game.

    Abraço e sucesso.

     
  • At 7:52 PM, Blogger Especulador said…

    Cash é um jogo fácil. Fácil de se atolar. hahahah

    Sério. É gritante a diferença das estratégias de SNG para cash. Desde o range, até os bets, tudo tem uma outra conotação. Eu prefiro SNG's e MTT's, mas também jogo cash constantemente para aprimorar, como você disse, minhas hand readings. Mas é terreno minado. Tem que ter muito cuidado onde pisa. E falo isso em relação a limites X BR.

    E quanto ao Phil Gordon: eu gostei bastante do Little Green Book, cara... :)

     
  • At 8:05 PM, Blogger Especulador said…

    Complementando: Gostei bastante, mas não concordo com tudo. :))

     
  • At 8:24 PM, Blogger snap! ** said…

    me surpreendi bastante com essa mudança de ares mas entendo perfeitamente. sngs enjoam mesmo.

     
  • At 8:35 PM, Anonymous Anônimo said…

    Nem preciso dizer que + uma vzs vc fez um post de alto nivel neh pep?! =)
    Nice post.

    Abs...

     
  • At 10:37 PM, Blogger Roberto Riccio said…

    Obrigadão pessoal.

    E valeu Bill, como sempre, desde o começo do blog dando uma força.

    Abraços!

     
  • At 10:56 PM, Blogger Unknown said…

    Parabens por outro post bem legal!

    Roberto, eu me escrevi no rake do PP q vc anunciou e agr q ta chegando o final do mes qria saber como faz pra receber. Eles mandaram uma msg flando sobre alterar os dados em 'My account' pra contas no FTP e PS. Pelo que eu entendi, eles vao ainda pagar a rakeback no PP, porem so pelos sites PS e FTP. Entao, sabe que que eu tenho que fazer? Eh soh tirar a screen da tela ring game filtrando pro mes de maio? E quando manda pra eles?

    Vlw e abraço!

     
  • At 11:38 PM, Blogger Roberto Riccio said…

    Quando acabar o mês você manda por email pra eles o screenshot do PT filtrando o mês de maio. Aí você escolhe onde quer que eles depositem o rakeback: PS, FTP, etc. e dá o seu screenname nesses sites.

    Abraço.

     
  • At 12:51 AM, Anonymous Anônimo said…

    É por isso que eu jogo cash. Apesar de ter um bom rendimento no sng, eu gosto do prazer que o jogo me proporciona. No cash consigo, alem de lucar mais, me divertir mais (apesar dos bad beat).

    Otimo post.
    []s

     
  • At 1:18 AM, Blogger Rodrigo said…

    Eu joguei apenas sit and go nos meus 3 ou 4 primeiros meses de poker com real money, depois de um tempo realmente enxeu o saco aquele jogo ultra tight no começo e push/fold no final. Embora eu tenha aprendido bastante com os sits o jogo eh bem cansativo e eu resolvi partir pro cash tbm. Comecei jogando No Limit mais depois de 1 semana resolvi tentar o Fixed Limit e gostei mto, passei cerca de 1 mes jogando apenas Full Ring e depois decidi partir pro Short Handed onde estou ateh agora. Eh um Poker completamente diferente dos q eu tinha jogado antes porem mais divertido na minha opiniao, alem disso os adversarios erram d+ nesse tipo de modalidade oq para mim acabou se tornando mais lucrativo q os sits.
    Vou continuar jogando Fixed por um longo tempo creio eu, pelo menos ateh eu começar a ter $$$ para entrar em alguns bons torneios e ai sim passar a me dedicar a eles.

    O legal de qndo vc muda o tipo de jogo eh q vc acaba vendo o quao diferente sao as situaçoes no poker e aprende bastante com isso, pelo menos para mim foi assim, qndo eu passei a jogar cash foi como se tivessem me apresentado outro jogo e qndo mudei do FR para o SH a mesma coisa, tudo muda e se vc nao se adaptar com certeza estara deixando de lucrar.

     
  • At 11:38 PM, Anonymous Anônimo said…

    Como você falou pra se ter uma ideia de seu ROI, vc tem de jogar uns dois ou tres mil sit and go. e nos torneios multi table live provavelmente vc não irá jogar isso durante toda sua vida, o que mostra que o mais importante são os tells, o feeling,e que a logica do sits nao he totalmente aplicada a essa nova situação, em um torneio live vc da push nao porque he rantavel a longo prazo mas sim pq vc viu na cara do seu adversario que ele irá foldar.

     
  • At 5:53 AM, Blogger fmDalssoto said…

    Roberto, parabéms pelo seu blog, sempre acompanho seus posts e acho uma fonte de informação muito legal.
    Eu estou desenvolvendo um software para o jogo e gostaria de ouvir uma opinião de quem joga e já utilizou vários outros - se você puder, dá um pulo no meu blog dar uma olhada.

    uma abraço Roberto

     
  • At 1:16 PM, Anonymous Anônimo said…

    cara, excelente post... realmente vc deixou bem claro as vantagens e desvantagens...

    eu particularmente gosto muito dos sit´s, e é o jogo onde me dou melhor...e isso fez com que eu melhorasse minha PACIENCIA nos MTT...

    nota 10 e boa sorte no cash game...espero que vc naum tilt la...pq é cruel..rsrs

    Grande abraço

     
  • At 6:47 PM, Blogger fmDalssoto said…

    fala Roberto

    estive lendo os posts sobre ICM e fazendo algumas contas e fiquei com uma dúvida

    tem uma jogada (o exemplo está em http://archiveserver.twoplustwo.com/ubbthreads.php/ubb/showflat/Number/1122239/site_id/1#import) que o cara mostra que o call é +0.2 EV, mas ele considera a probabilidade e os stacks quando dá um tie na mão (que segundo meu pokerstove é de 8% neste caso); e quando eu faço a conta considerando só as equitys, sem a prob. do tie, a jogada dá fol +0.5EV!

    o que você faz, sempre desconsidera o tie mesmo?
    (eu achei estranho o pokerstove dar um tie % tão alto)

     
  • At 12:41 PM, Blogger :: Vini :: said…

    Post de qualidade, parabéns! E obrigado!

    Abraço!

     
  • At 10:03 AM, Blogger Unknown said…

    " humberto faria disse...

    pra variar otimo post !!
    disparado o melhor blog de poker do brasil na minha opinião . assuntos muito pertinentes , visões esclarecedoras (e honestas) e sempre atualizado . uma "aula" de como um blog de poker deve ser ."


    O amigo falou tudo, sem dúvida o melhor blog sobre poker...

     
  • At 1:32 AM, Blogger Gaspar said…

    Cara esse seu blog esta sendo mais +EV para meu jogo.

    De SuperDonkey subi para donkey normal hehe.

    Acho que mais algum tempo de estudo consigo chegar em BreakEven o que já é vitória no meu caso.

    Abração e valeu

     

Postar um comentário

<< Home