RRiccio's Poker Blog

Blog de poker do Roberto Riccio: artigos sobre poker e seus pensamentos sobre o jogo do texas hold'em.

quarta-feira, maio 09, 2007

Post #75 - Um Pouco Mais Sobre 'Onde Focar'

Rodolfo Lacerda, um amigo e ótimo jogador, escreveu um post em seu antigo blog chamado O que importa e o que não importa.

Eu gostei muito do texto e o comentei num post que escrevi no Clube do Poker. Em seguida também comentei uma resposta que o Lotus Guardian (muito bom poster do fórum) escreveu em outro tópico, onde eram discutidas bad runs. O tema discutido tem tudo a ver com o artigo do Todd Arnold. Here it goes...

Acho que poucos tem idéia de quanto eu concordo com isso aqui.

Nós lemos todo dia mãos standards sendo postadas over and over and over, onde a pessoa só posta porque perdeu. Pra dizer a verdade existem várias mãos do tipo agora na página principal de cada seção do fórum.

É raro vermos mãos sendo postadas onde o hero ganha que não sejam uma brag escondida tipo 'olha, eu fiz a coisa certa!!!' ou 'boa, o cara tinha AA mesmo! postei só pra ver quem acertava que nem eu!'.

O que os dois últimos parágrafos tem em comum é que ninguém liga pro EV da mão. Ninguém liga se ali é óbvio que você tem que dar o push com AQ mas sim que pegou um 88 pela frente e podia 'não ter se arriscado' ou 'evitado o coinflip contra o LAG'. No que muita gente se liga é 'perdi, vo ali no fórum postar pra ver se podia ter evitado isso'. Mas se tivesse vindo o A no river a pessoa teria se esquecido de postar.

A parte onde o Rodolfo fala do limp do SB com A8o também imo é muito importante. A diferença de EV entre o que você vai fazer ali é de tipo 0.1 BB long run. Mas o jeito do qual você joga os potes reraised preflop oop faz uma diferença imensa no seu winrate.

É a mesma diferença entre dar limp ou open fold num A8o do sb no começo de um sng. Isso não faz diferença quase nenhuma. Mas dar fold em um 32o em certos spots de um bubble é algo péssimo, onde a diferença de EV é enormemente maior e que de algum jeito muito menos gente se preocupa.

"A fase passa. Se não passar é porque vc tá jogando mal. Quantos sits vc jogou esse mês? Quantos MTT e quantas mãos de cash?"

Quanto à isso também concordo plenamente.

Para a maioria dos jogadores (e eu me incluo nisso até um certo ponto) é difícil dedicar muito tempo diariamente ao jogo. Eu entendo isso perfeitamente, mas não adianta analisar seus resultados mensais tendo jogado 100 sng's em um mês. O pro que analisa os resultados dele num mês jogou 1000, 2000 sng's. Embora o espaço de tempo seja o mesmo, o número de torneios (ou mãos para o caso do cash) é notoriamente diferente para os dois. Eu falei um pouco sobre isso no último vídeo que fiz.

Se o pro que joga 100 sng's por dia passa por dias negativos e positivos, como você pode esperar jogando 100 sng's por mês que todo mês seu seja positivo?

E tem outro fator muito importante. Se você tem um ROI de 20% você vai sofrer bem menos bad runs que um cara que tem ROI de 5%. Novamente o mesmo se aplica ao cash. Então, qual o sentido de reclamar de bad runs quando se você tivesse um winrate maior (ou seja, jogasse melhor) você não teria a metade delas?

Se você está conseguindo o winrate máximo que dá pra conseguir nesse level, é até ok reclamar de bad beats e bad runs. Mas como o winrate máximo é algo utópico e você sempre vai ter algo para melhorar no seu jogo, não faz muito sentido se ligar nisso.

Eu digo isso um pouco como autocrítica, já que às vezes reclamo de estar passando por bad runs ou fico sem ânimo para jogar, mas vejo outras pessoas que literalmente não param e estão toda hora contando a 'velha história do do bad beat'. Vou ser sincero, eu não ligo a mínima pra isso... Eu não quero ouvir. Isso não é o que importa.

My two cents.


Gostou do post? Você vai gostar ainda mais do guia gratuito Dicas de Sit and Go.

10 Comments:

  • At 1:41 PM, Blogger Caio Oliveira said…

    Eu tinha visto esse post....sempre q dou uma desanimada do poker eu lembro dele......mto bom msm....

     
  • At 3:06 PM, Blogger snap! ** said…

    ;-)

    concordo também... e além das bad beats tem uma outra desculpa q eu odeio tanto quanto e escuto tanto quanto: software malhado.

     
  • At 6:02 PM, Blogger Unknown said…

    fala roberto, achei seu blog procurando +multitabling +poker no google, e apos ler o post fui obrigado a ler o blog inteiro de cabo a rabo... keep it up, abracos

     
  • At 11:53 AM, Anonymous Anônimo said…

    Roberto, qual o range que vc usa para dar call em SG nass fases finais? Acho que muito ja foi dito em termos dos ranges +EV para push, porem para os calls eu estou muito confuso.
    Analiso diariamente no power tolls meus pushs e meu nivel de acerto tem sido legal, uma vez ou outra que eu devria dar push e nao dei. Mas o que me impressiona eh o range do call dos oponentes. E isso tem colocado uma variancia enorme no bankroll. Muito por medo em entrar em push e sabe que vou tomar um loose call com qualquer paint card. Como voce lida com isso? E sabe um tema que seria interessante falar sobre? Todo guia para sgn fala que nos blinds altos (150/300 acima) vc estara com mais 3 ou 4 oponentes na mesa e hoje a realidade eh diferente. Muitas vezes serao 3 ou 4, mas pq agora todos sabem a estrategia basica eh normal estarmos em 5/6 ou ate 7 nessa fase. Como voce ajustou seu jogo para isso, se eh que precisaou ajustar?
    Grande abraço, sou um admirador seu e do que voce tem feito. tenho todos seus posts salvos e ja foram lidos e relidos. Grande abraço.
    Caio

     
  • At 4:00 PM, Anonymous Anônimo said…

    Cara, acho que abusei nos pedidos no blog anterior. Foi mal ai. hehehe. abracao.
    Caio

     
  • At 8:22 PM, Blogger Unknown said…

    Ae Roberto, blz?
    Muito bom o post (pra variar, pois o blog eh excelente).
    Queria te convidar a discutir hands middle stakes (nl100-nl600) no clube do poker, to postando mais lah, acho que podemos com vc, eu, bueno, alvinho e outros mid stakes player criar um forum legal lá pra discutir hands... jah comecei a postar lá e gostaria de ver suas hands tb, pois sei que vc joga NL200 e outros limites tb middle stakes. Acho que podemos criar uma comunidade brasileira de cash forte lah... pra discutir hands como no 2+2.
    Abs.
    RoyalSalute (Ivan Santana)

     
  • At 5:46 PM, Anonymous Anônimo said…

    show!
    acho q o rriccio esqueceu dagente! :D
    []s

     
  • At 6:42 AM, Anonymous Anônimo said…

    OT: rriccio , vc acha q ler HOH v1 e 2 tem algum valor para um jogador de SNG ?
    ty

     
  • At 9:44 PM, Blogger Caio Oliveira said…

    ae robertoo....
    ta c preguiça d posta???
    hauehaUEhuaeha

    abs

     
  • At 10:03 PM, Blogger Unknown said…

    Roberto,

    Me endentifiquei muito com a sua história no poker, apesar de ser mais novo (tenho 16).Comecei a jogar poker online a 3 meses e começei com um amigo me passando 30 ds no ps eu em pouco tempo dobrei, tripliquei, acabei me empolgando e por falta de estudo zerei meu bk, tenho visto seus videos, posts, e dicas, resumindo estou me dedicando, e me espelho em voce. Mas eu tenho um pedra no meu caminho do poker, meu pai é jogador e depois de ficar sabendo que eu tinha ganho um campeonato que nele estavam tres amigos dele, sendo que um, depois de tomar um bad beat de AA contra meu TT chegou a se levantar da mesa e exigir que eu fosse aliminado por ser menor. Em fim meu pai não me deixa jogar, a não ser o friendly poker com meus amigos, se voce pudesse gostaria que me desse dicas, conselhos sobre o que fazer, sei que voce tem mais o que fazer, mas...meu e-mail e brunobaiaocorreameyer@hotmail.com

    Abraço, Bruno

     

Postar um comentário

<< Home