RRiccio's Poker Blog

Blog de poker do Roberto Riccio: artigos sobre poker e seus pensamentos sobre o jogo do texas hold'em.

sábado, maio 05, 2007

Guest Post #1 - Unclog Your Brain

Como eu tinha falado, estou abrindo um espaço no blog para os guest writers.

A seguir vai um artigo escrito por Todd Arnold para a revista Cardplayer, traduzido e resumido por Marcelo Carvalho.

Um dos artigos mais interessantes que li ultimamente veio na última edição da CardPlayer, do dia 11 de abril de 2007.

No artigo intitulado Unclog your Brain, Todd Arnold (vulgo NSXT2) tenta explicar o óbvio: o foco principal do seu jogo deve estar em suas decisões e não nos seus resultados.

Todo mundo está cansado de ler e ouvir dezenas histórias de bad beats e afins. Isso não importa. O grande jogador de poker não é aquele que consegue derrubar um AA com um push de K7o. O grande jogador é aquele que consegue colocar suas fichas em uma situação favorável de vitória.

Um exemplo óbvio, mas que serve para ilustrar o que ele tenta explicar:

Você dá raise com QQ em MP e recebe um call, do big blind. O flop é 3 6 J rainbow. O big blind, um gambler alucinado, logo anuncia allin. Suas damas parecem excelentes, certo? Você anuncia o call e o seu adversário mostra 45o. Tudo o que ele tem é uma straight draw, o que lhe dá o favoritismo de 65% para levar o pote. Pronto, você fez o certo. O resultado? Pouco interessa. Você já tomou sua decisão, não há mais nada que você possa fazer.

Meu Deus, o baralhão acertou o 2 no river e me derrubou. Jesus Cristo! Vou abrir um tópico num fórum da internet para reclamar disso! Não é possível, eu sou perseguido!

Supere isso. Coloque o seu foco em aprender a sempre tomar as decisões corretas, em ler os seus adversários, controlar o seu temperamento, reconhecer situações favoráveis e oportunidades, atacar as fraquezas dos oponentes e observar padrões, hábitos e tendências dos mesmos. Isso já é o suficiente para te manter ocupado! Esqueça os bad beats e os três outs que o oponente acertou no river. Isso não interessa.

Outros pontos negativos que não irão te ajudar em nada:

Eu sempre perco com JJ. Da próxima vez, vou dar limp e se alguma overcard bater no flop, eu logo largo e parto pra outra.

Não deixe que resultados passados afetem suas futuras decisões. Se você jogou da maneira correta, é um tremendo erro permitir que resultados negativos alterem como você irá jogar essa mão da próxima vez.

Toda hora esse jogador ataca o meu blind. Na próxima vez, eu vou dar um push pra cima dele.

Não deixe seu ego afetar suas decisões. Se você tem uma boa razão para dar um reraise, vá em frente e faça isso (mesmo que você esteja com 62o). Porém jamais deixe que o ego faça parte desse tipo de decisão.

Eu sempre jogo bem, acumulando fichas, mas eu simplesmente não consigo ganhar. Sempre tomo um bad beat e perco todo o trabalho de horas...

Você deve acreditar que se continuar a jogar bem, a vitória aparecerá naturalmente. Continue com esse estilo, tomando as melhores decisões. Eventualmente esses bad beats não irão acontecer. Só porque você jogou perfeitamente não significa que você irá vencer. Porém, jogando perfeitamente você irá aumentar consideravelmente a sua chance de vencer.

Não acredito que ele deu call com aquilo. O que ele tava pensando? Mas que belo de um fish!

Não fique nervoso com as jogadas bisonhas dos seus adversários. Pelo contrário, faça o seu melhor para explorar isso a seu favor. São esses jogadores que fazem o poker ser jogo extremamente lucrativo a longo prazo.

Eu amo essa mão. Eu odeio essa mão.

Poker não é um jogo de cartas. 72o pode ser bom em uma situação e AA pode ser ruim em outra. Pare de pensar tão diretamente nas suas cartas. Elas são uma das variáveis na equação de tomar uma decisão correta, mas não são a solução.

Com esses toques, Todd Arnold tenta mudar o foco principal do poker, que geralmente é sobre estatísticas frias e de situações que todos sabem e já enfrentaram. Ele termina dizendo para você deixar esses preconceitos de lado e buscar o foco no que realmente importa.

Parece óbvio, não? Mas nem sempre é fácil enxergar e encarar o que está na frente do seu nariz.
-Marcelo Carvalho

Gostou do post? Você vai gostar ainda mais do guia gratuito Dicas de Sit and Go.

11 Comments:

  • At 3:25 PM, Anonymous Anônimo said…

    Roberto
    Parabens pelo melhor blog de poker (tecnicamente falando). Isso é algo que sempre concordei. Não fico puto de tomar bad beat, fico puto em dar call/fold errado, etc.
    Vitor

     
  • At 4:33 PM, Anonymous Anônimo said…

    muito bom artigo

     
  • At 4:57 AM, Blogger Marcelo Faria said…

    Espero ter contribuido de alguma forma com esse blog, que a cada dia que passa, se torna uma referencia a quem curte e gosta de estudar o poker.

    Um abraco e obrigado pela publicacao. Precisando, saiba que tem aqui um parceiro.

    Valeu
    Marcelo Carvalho

     
  • At 11:45 AM, Anonymous Anônimo said…

    Na boa... excelente tópico... isso realmente é complicado, principalmente pra quem ta começando, como eu, focar no SEU JOGO fica bem dificil diante de tantos "problemas"... mas vou ler e reler varias vzs e tentar me focar com certeza.

    PARABÉNS

    Leio sempre este blog e desejo sorte a todos.

    abraços

     
  • At 12:31 PM, Anonymous Anônimo said…

    É mto interessante isso.
    Ultimamente tenho me surpreendido com meus resultados quando estou concentrado no jogo!
    Parabens

     
  • At 2:02 PM, Blogger Caio Oliveira said…

    mto bom esse post....
    tbm fiko mto P... qdo dou akele call precipitado.
    tomar bad beat dakeles caras c str8 draw e eu c trnca n ligo +....o certo eh q vou lucrar c isso a longo prazo...

     
  • At 9:38 AM, Anonymous Anônimo said…

    rriccio , upload o card mod do video plz , os links na 2+2 tao todos quebrados
    ty.

     
  • At 3:47 PM, Blogger Unknown said…

    RRiccio,
    Eu me cadastrei naquele sistema de RB do PP que voce anunciou aqui ha um tempo atras, porem o software 'Build a Roll' parece que nao esta reconhecendo as maos que estou jogando e, consequentemente, a pagina nao eh atualizada.

    Eu li nas mensagens que teria que mandar a screen do PT com a rake que gerei, mas queria confirmar se o 'Build a Roll' realmente nao era pra funcionar.

    Se o software deveria estar funcionando, tem como vc me dizer o que esta escrito no arquivo 'config.cfg' que fica na pasta em que voce instalou o 'build a roll'.

    Brigado e abraço!

     
  • At 5:45 PM, Blogger Roberto Riccio said…

    Victor,

    O meu tambem não está funcionando. É só mandar depois os screenshots do PokerTracker.

    Abraço.

    Gcash,

    To meio ocupado. Quando tiver mais tempo faço isso.

     
  • At 7:05 PM, Blogger Unknown said…

    RRiccio,
    Qual bonus que a gente tem direito? Eu joguei algumas maos e recebi $25 que no historico diz que eh liberando bonus de AUG99.

    Gcash, o mod tem pra download em:
    www.pokermods.com

    vlw's

     
  • At 7:36 PM, Blogger Roberto Riccio said…

    Não sei, estou por fora dos bônus.

     

Postar um comentário

<< Home