RRiccio's Poker Blog

Blog de poker do Roberto Riccio: artigos sobre poker e seus pensamentos sobre o jogo do texas hold'em.

segunda-feira, abril 09, 2007

Artigo #9 - Poker Literature - Parte 2

Tenho lido alguns livros de poker durantes as últimas semanas. Imaginei que seria uma boa idéia comentar alguns deles, depois de ter falado do Aprendendo Poker há alguns dias.

No geral não achei nenhum livro fora do comum, ou seja, não há nenhum livro muito bom, nem um muito ruim.

** - Getting the Best of It
Esse não é um livro sobre poker especificamente. Eu sabia disso quando o comprei. Eu queria ler a seção de Sports Betting do livro e se eu tivesse que julgar ela, daria cinco estrelas. Mas no geral a parte de poker é composta por alguns artigos não tão bons do Skalnsky que podemos ler em outros livros seus. Como eu disse, eu adorei esse livro do ponto de vista de um gambler, não de um jogador de poker. A seção de General Gambling Concepts é bem interessante, assim como alguns outros capítulos. Em particular o capítulo The Ultimate Play, onde o Sklansky conta como ganhou 50,000 dólares em um final de semana sem arriscar nada, ou seja, hedgeando, me chamou a atenção.

*** - Poker, Gaming & Life
Muito parecido com o Getting the Best of It em alguns sentidos. Esse livro é um coletânea de artigos publicados por David Sklansky nas revistas CardPlayer e Poker World. Eu adorei esse livro. Ele só não merece quatro estrelas por alguns artigos serem antiquados e não mais tão úteis à realidade atual do poker e ao nível de jogo que se pratica agora. Alguns dos artigos que mais gostei foram Will Power, Steam Games, Never Go Broke, Saving Various Forms of Poker e Dealer Abuse.

Porém, o que mais impressiona neste livro é a parte sobre Life. Realmente incrível ver como a lógica usada no poker para determinada o EV dos vários calls, folds e raises pode ser usada para determinar a 'jogada certa' em situações da vida. Sklansky faz um ótimo trabalho nesta seção do livro e fico triste que ela seja tão curta (cinqüenta páginas aproximadamente). Certamente eu teria lido mais sobre Logical Decisions, Risking Your Life, Crime and Punishment e Some Short Thoughts. Esse é um material muito bom não somente para jogadores de poker, mas para qualquer pessoa comum.

*** - Zen and the Art of Poker
Livro essencial para qualquer jogador que tenha problemas de tilt, ou problemas emocionais ao jogar poker em geral. E muito bom mesmo para quem não sofra muito com isso. Um livro sobre disciplina e auto controle. Larry Phillips é o autor do livro. Não faço idéia de quem seja, mas é um ótimo escritor que pesquisou bem os pontos de interseção do poker vencedor com a cultura zen antes de escrever o livro.

**** - The Mathematics of Poker
Me parece estranho esse livro não receber cinco estrelas. Talvez seja por ele ser um pouco pesado e por não cobrir nenhuma área indispensável para o desenvolvimento de um jogador. O objetivo do livro não é esse.

O livro foi feito para estudar a fundo a matemática do jogo, como o nome já diz, de uma visão mais ampla. São criados vários cenários de jogos perfeitos, ou seja, onde existe sempre um jogada certa. Se estuda variância, bankroll necessário, exploitation e counter-exploitation, etc.

Como o Chris Ferguson diz na capa do livro, esse seria o livro ideal a ser usado para ensinar poker nas faculdades.

Ironicamente alguns fundamentos de estatística que eu não conseguia aprender na faculdade, eu consegui aprender lendo esse livro. Fica a dúvida se isso se deve a este livro ser bom ou a eu não ter prestado atenção nas aulas da faculdade.

***** - Secrets of Professional Pot-Limit Omaha
Il nostro gran finale.

Este livro é indispensável para qualquer pessoa que queira levar o Omaha a sério.

Certamente é o melhor sobre o jogo publicado até agora e é bem avançado. Pra quem não possui ainda uma visão muito boa do Omaha, talvez seja melhor ler antes a seção do Lyle Berman no Super System 2, mas depois não se esqueça deste.

O autor é o holandês colunista da CardPlayer, Rolf Slotboom.

Ele mostra um jeito muito eficiente de ganhar dinheiro jogando Omaha. O mesmo consiste em shortstacking. Diferentemente do Hold'em, entrar com menos dinheiro na mesa que o buy-in máximo pode ser uma ótima idéia no Omaha, se aplicado corretamente.

Para entender isso melhor, claro, leiam o livro.

That's it for now folks.

Gostou do post? Você vai gostar ainda mais do guia gratuito Dicas de Sit and Go.

12 Comments:

  • At 2:49 AM, Blogger matheusbr said…

    Fala ae!!
    sempre acompanho seu blog! valeu pelas dicas cara, aprendi muito com vc, e ainda aprendo

    estou comecando um blog agora tb
    http://matheusbr.blogspot.com/

    grande abraco

     
  • At 9:47 AM, Anonymous Anônimo said…

    Ae pep ..
    Logo logo jah deve tah uma biblioteca do kralho a sua ksa hein uhahuuhau .. legal kra .. mto bom vc fazer um preview dos livros pra galera .. show de bola .. parabens ae de novo ..
    Abraço

     
  • At 9:54 AM, Anonymous Anônimo said…

    Eu sempre quis dar uma lida nesse Zen and the Art pois sempre ouvi dizer q é mto bom. Parabens pela bela análise. E continua mesmo a escreve Cara.#@$! hehehehehhe.. precisamos mesmo de boas informações como essa...

    Abração!

     
  • At 10:41 AM, Anonymous Anônimo said…

    essas analises sao mt boas, da pra c ter nocao d q livros comprar. ainda to procurando alguem q me empreste pai rico e pai pobre hehe

    ond q vc compra seus livros?

    abrazzz

     
  • At 1:21 PM, Blogger Roberto Riccio said…

    William,

    Na Amazon.com.

     
  • At 4:36 PM, Blogger Sergio AT said…

    Fala doutor, vc é o PEP?

    Muito bom o seu blog, eu também tenho um e já te coloquei em meu favoritos.

    Este final de semana estarei indo ao RJ para jogar o BSOP, espero que a gente tenha a oportunidade de se conhecer pessoalmente.

    Um grande abraço e shuffle up and deal!

     
  • At 4:42 PM, Anonymous Anônimo said…

    Roberto, obridado pelas análises. É importante para quem não tem idéia do que comprar para estudar o assunto. Seus posts são sempre muito úteis! Abraço!

     
  • At 6:16 PM, Anonymous Anônimo said…

    nice post!
    sempre acompanho seu blog! inclusive te mandei 1 email hj!

    Agora mudando de assunto: Gostaria de saber como vc compra na amazon.com. tenho interesse em comprar algumsa coisas la! como faz o pagamento e a entrega!

    Forte Abraco

    Cheers

     
  • At 6:37 PM, Blogger Roberto Riccio said…

    Fábio,

    Eu faço o pagamento via cartão de crédito. É bem tranquilo.

    Li o seu email. Interessante. Desculpa pois não sei se vou ter tempo pra analisar isso e postar aqui, mas agradeco você ter me informado sobre isso.

    Abraço.

     
  • At 7:52 PM, Anonymous Anônimo said…

    fala ricio,
    se se interessou sobre coisas tipo crime and punishment talvez vc goste de algumas coisas do GARY BECKER(economista de chicago premio nobel), que tem artigos sobre varios temas desse tipo (nem sempre ler o artigo todo vale a pena, mas tem coisas legais...)
    nao eh um tempo tao bem aplicado quanto no poker mas..
    ate
    claudio berbel

     
  • At 1:17 AM, Anonymous Anônimo said…

    "Fica a dúvida se isso se deve a este livro ser bom ou a eu não ter prestado atenção nas aulas da faculdade"

    lol

    :}

     
  • At 12:17 AM, Blogger Unknown said…

    Fala Roberto,
    Tudo bem?
    Antes de mais nada, parabéns pelo blog. Super informativo e acho que você fala de maneira clara as coisas. E isso ajuda.
    Tenho uma pergunta nessa questão de livros. Claro que esses 2 posts sobre livros são de 2007 e depois disso outros livros foram lançados, inclusive um exclusive de SNGs que é o Sit N' Go Strategy. O que acha dele?
    Tem algum outro que seja melhor?
    Abraços!

     

Postar um comentário

<< Home