RRiccio's Poker Blog

Blog de poker do Roberto Riccio: artigos sobre poker e seus pensamentos sobre o jogo do texas hold'em.

domingo, abril 15, 2007

Post #68 - Having Fun at the BSOP

O torneio tinha uma boa estrutura de blinds. Se não é a mesma, é bem parecida com a do último BSOP que joguei. Só acho que em alguns pontos os antes tavam muito baixos em comparação aos blinds (exemplo: 500/1000, A25) e que faltou um level de blinds, o 200/400 sem ante, pois do level 150/300 já fomos direto pro 200/400, A25. Anyway, uma estrutura de grande torneio com cada level demorando 45 minutos, o que é ótimo.

Quanto à casa, acho que isso deixou um pouco a desejar. As mesas eram bem pequenas, então na maior parte do tempo o torneio foi short-handed, sendo jogado com sete jogadores. A maioria dos dealers não sabia quando dar o flop, turn e river e esperava o comando dos jogadores para isso. A maioria também não juntava os potes depois dos vários streets (o que deixava um monte de fichas espalhadas pela mesa) e demorava para dar as cartas, entregar os potes, etc. Ou seja, a diferença de mãos jogadas quando o Pedro e a Cintia (grrr... não sei se é assim que se escreve) estavam como os dealers da mesa era bem grande respeito aos outros.

Outra coisa que particularmente me incomoda é o cigarro, principalmente em lugares fechados, como foi o caso ontem. E na casa pelo visto vai ser permitido fumar mesmo quando abrir oficialmente. É, eu entendo que seja difícil agradar a todo mundo.

Quanto à organização do torneio, resolução de problemas e estrutura de pay-out, tudo nota dez. Qualquer dúvida na mesa era só chamar o Leo Bello, Brasa ou DC. E o campeão ainda levava um package pro Conrad e mil reais adicionados pelos organizadores. No total o primeiro lugar estaria levando então aproximadamente trinta mil reais.

Eu conhecia duas pessoas na minha mesa inicial, Leo Bello e Vicenzo (Vicegananda). Depois fiquei conhecendo um young que me disse ser leitor do blog (hi!). No geral, uma mesa normal de mtt live, com quase todos os jogadores jogando loose-passive e os bons sendo tag's.

Quase nada aconteceu pra mim no começo. Eu abri algumas mãos até, mas consegui muito pouco action quando tinha algo e tive que foldar KQ no board QJ5 quando meu c-bet foi raised.

Eu tinha em torno de 10k (o stack inicial) quando ocorreu a seguinte mão. Young tag, um dos melhores jogadores da mesa, dá limp MP, o que geralmente significa um small pair ou talvez um suited connector. O resto da mesa folda e Leo Bello dá call no SB. Os blinds estavam em 150/300. Eu tinha Q8o e dei check depois de alguns segundos do BB. Flop é QT4 rainbow.

Leo check, eu check, young check. Eu dei check no flop por pot control. Eu não quero ter que jogar um pote grande contra dois jogadores que não vão me dar action se estiverem perdendo. Os dois são bons o bastante para foldar os seus T's, pocket pairs e gutshots.

Além disso, agora que eu mostrei fraqueza no flop, se um blank vier eu posso ganhar alguns bets do Leo, que imaginei iria achar estranho eu ter checkado o flop com um Q e por isso tentaria levar o pote no turn.

Turn, 9. Ok, KJ e J8 got there. Leo check, eu bet um pouco mais da metade do pote, young call, Leo raise mais 2k, o que era exatamente o que eu pensei que ele fosse fazer depois de eu ter mostrado fraqueza no flop. Mas, tinham muitas cartas horríveis pra minha mão no river, então eu dei um donkish reraise baixo no turn (2k) pra já levar o pote nesse street. Eu imaginei que ele fosse foldar o air dele, mas para minha surpresa ele dá call depois do young foldar.

Ok, isso muda tudo. Ele não pode dar call com air ali. E também vai estar foldando várias mãos mais fracas, como top pair e vários two-pairs menores, porque esse reraise baixo da minha parte parece muito ser um bet que quer um call e eu sei que ele sabe disso. Com os two-pairs maiores ou sets ele estaria indo allin no turn pois o pote já era bem grande pra arriscar que um K ou 8 estragasse a mão dele.

Então eu pensei, qual a única mão com que o Leo poderia jogar o turn assim sem ter medo do river? Um straight, claro. Nessa hora eu pensei que se um blank viesse eu daria check-fold no river.

Mas, no river veio um 4 que deixou a board paired. Leo deu check e eu percebi a chance de representar o full-house e fui rapidamente allin (5k).

Leo pensou por alguns minutos e foldou AA face-up. Wow, por essa mão eu não esperava. Claro que do ponto de vista dele isso é um fold fácil no river. Como eu disse se eu estivesse jogando no lugar dele teria foldado no turn, mas com certeza teria dado raise pré-flop.

Eu digo que teria foldado no turn ou no river porque me conhecendo eu sei que o range de mãos que eu jogaria desse jeito não inclui um blefe nem 20% das vezes. Portanto, por mais estranho que pareça, o fold no Leo é muito bom a longo prazo.

Eu mostrei a mão no final e o Leo disse que não gostou do jeito que eu joguei e eu concordo que é arriscado, mas acho que é mais +EV que foldar o turn. Anyway, just my thoghts sobre essa mão que foi a mais significativa de ontem pra mim.

Outra coisa que queria esclarecer é toda hora que comento algum torneio live tem jogadas bem arriscadas e que não são o 'normal', mas é que quando eu dou fold num AT UTG+1, ou coisas do tipo, isso é bem standard e eu nem comento no blog, só que quando é uma jogada completamente não-standard como essa, vale bem mais a pena discutir.

O torneio continuou e eu ganhei um allin pré-flop AA x JJ duas mãos depois. Depois fui movido de mesa e logo de cara ganhei um JJ x TT allin no flop 9 high. Eu fiquei com um stack razoável e joguei bem tag por algumas horas. Nisso eu perdi um push do SB de 66 onde o BB tinha aberto JJ e ganhei um AKo x AQo um pouco depois. Com um pouco de blind stealing em late position e mix de mãos boas eu consegui acumular um stack de uns 45k (average era 30k).

Isso foi quando essa mão aconteceu. Os blinds eram 500-1000 com ante de 25. Eu tinha A9s, CO+2 e dei raise pra 3k. A mesa foldou e o SB, jogador beeeeeem loose (if you know what I mean), deu call.

O flop foi A95. Dreamflop contra esse jogador, que deu lead 10k. Eu dei reraise pra 20k, ele foi insta-allin e eu dei insta-call. Ele tinha 99. GG. Se eu tivesse ganho essa mão provavelmente virava o chip leader do torneio.

Depois disso fiquei com 8k e fui eliminado na mesma órbita quando do SB encontrei 86o e tinha um push fácil contra o Vovo Leo no BB. Ele deu um bom call com KJo and that was it.

Ao ser eliminado me juntei ao pessoal que estava no andar de cima conversando na 'mesa dos perdedores' e a gente se divertiu muito. Como sempre, infinitos assuntos entre os jogadores de poker. :)

De lá a gente foi jantar (3 horas da manhã isso). Mais conversas sobre o poker online, live, jogadores famosos, jogadas, multitables, cash games, sit and go's, diferentes sites, etc.

As pessoas que foram e que eu conhecia: Ratone e a sua namorada, Vicenzo, Thiago, Bruno, Felipe, Akkari, Federal, André Pagnillo, Vovo Leo e TuNaoAguenta.

We had a good time.

O Akkari e o Federal por exemplo, eram pessoas com quem nunca tinha conversado antes, que se mostraram caras muito maneiros. Foi a mesma impressão que eu tive quando conheci o CK e o Raul há algum tempo. Com certeza todos eles merecem tudo o que conquistaram.

Depois de três horas escrevendo, acho que deu pra resumir bem como foi o dia ontem. Independentemente do resultado, espero ter mais dias como esse. Cya.

Gostou do post? Você vai gostar ainda mais do guia gratuito Dicas de Sit and Go.

8 Comments:

  • At 5:43 PM, Anonymous Anônimo said…

    "jogador beeeeeem loose (if you know what I mean" .....KKKKKK

    yeah....got that........ Cara vc conhece algum blog de um jogador de multitable q seja bem na linha do seu post? Esses sao o tipo de post q mais tenhu prazer em ler.......


    valeu

     
  • At 6:48 PM, Blogger William Saito said…

    Mt bom o post
    tava esperando pelo seu resumo do BSOP
    ontem jah tinha visto a mao no blog da nutzz, mas comentada assim eh bem melhor
    abrazzz

     
  • At 7:11 PM, Blogger Roberto Riccio said…

    André,

    Infelizmente não conheço.

     
  • At 8:36 PM, Anonymous Anônimo said…

    Opa olha eu de novo aki....
    THE YOUNG TAG hauhauhaua.....
    Como eu ja disse esse blog esta muito bom kra !...continue assim...e foi um prazer jogar com vc nakela TOUGH TABLE ! Pena q ATOLAMOS....LOL !

    OBS.: Eu tinha AKo no LIMP...IMPREVISIVEL NAO ?!?!?!?AUHAEUAEHUAEHAUEEA......

     
  • At 6:05 AM, Anonymous Anônimo said…

    nao gostei muito da sua jogada tambem nao, pelo menos da analise (pq na hora nao eh tao simples ne)

    primeiro acho que o leo bello dar raise com air ali eh pouco provavel. Vc dar check de Qrag nao eh absurdo assim para ele obrigatoriamente tentar tirar o pote de vc sem nada(mesmo sabendo que vc pode foldar uma mao dessa ele tambem nao representou força nenhuma na mão)...ainda mais nessa altura do torneio e num unraised pot.
    E de qq jeito, o outro cara dar call diminui ainda mais essa chance. O call significa algo ja que o cara nao era loooose. A chances de straight e ter ainda o sb para falar deixam esse call menos fraco. Ele pode ter ja a seq e estar slow playing(embora improvavel pelo limp) mas pode ter 44 , dois pares ou ate 99 e jogar assim para incentivar action e se proteger da seq com um pot menor. Claro que ele pode ter um par e um gutshot , combinaçoes que somadas devem ser ate mais provaveis que as que eu falei antes (preguiça de listar tudo...)

    Desse modo , o raise do leo para mim significa alguma coisa: dois pares, sequencia ou set...e nao acho que ele va largar isso, o que torna seu reraise inapropriado em tese...pq transforma seu top pair num blefe que so funcionaria contra air...isto posto e considerando o river, o que significa esse seu raise? provavelmente uma seq, ja que com trinca nao tem muito pq esse miniraise ja que vc fica vulneravel contra um push de sequencia e nao ia querer isso com 10 outs no river.( e de novo trinca aqui eh 44 e 99(?))E vc tambem tinha posiçao no river para extrair o melhor possivel da jogada. Dois pares entra na mesma linha e, sendo mais fraco, tem menor necessidade de crescer o pote agora e nao no river dados os riscos (vc so ta ganhando de top pair ou 2 pares menor).

    por esses fatos tambem nao vejo ele indo all in apos seu reraise no turn com aquelas maos como vc disse...pelos odds grandes e alguns outs ele paga e ve o que vc faz no river . Ademais, se vc pensar bem a situaçao em que ele taria no caso em que vc argumenta como de all in no turn seria parecida com a sua na hora no minireraise nao?o pot ja tinnha 7,5k.
    RIVEr
    O 4 ali fez a trinca ainda menos provavel ja que era o principal candidato...assim a mao mais provavel dele aquela hora era uma seq. pq senao sobra QT so.talvez Q9..qq coisa com o 4 era full...como pela analise era bem dificl vc ter trinca eu nao largaria seq aqui..e acho que o leo tambem nao...logo o push para mim foi ruim..ainda mais que com 5k ainda tinha jogo para vc. Funcionou pela agressividade e pq ele tinha AA ne

    Quanto a jogada do leo, eu nao daria slow play no flop com 3 jogadores...
    Pela analise que fiz aqui o call com AA acho que parece correto pelo fato de tar ganhando de QT e que dobrando o par um all in com seq no river dado o range do leo para chegar ate ali nao teria valor. Entretanto, pelo fato bigbet=bighand junto com as possibilidades que nao foram discutidas de TT,QQ..junto com 44 99 e ate Q4 (seria estranho o reraise mas junto com o big bet mais razoavel) e principalmente que na hora eh muito mais dificil de analisar, eu quase certamente daria fold no AA tambem...
    De qq jeito foi uma jogada interessante
    o push isoladamente eh forte no sentido de parecer um value bet contra uma mao forte, a seq..Ai entramos no: sera que ele sabe que eu sei que ele sabe que...o problema eh que apos seu minireraise ele podia dar check com um full no river (nao sei quao provavel) ou te pagar com a seq se acreditasse que vc podia blefar

    caraca, obv nao era para ficar desse tamanho todo mas acho que eh o unico jeito de debater
    abs
    claudio berbel

     
  • At 12:35 PM, Blogger Unknown said…

    Concordo com o post de cima.
    Nao gostei da forma que a mao foi jogada. Check no flop ok, mas no turn, depois de 1 call e 1 raise, acho EV- o seu reraise no turn. Eu daria o fold. Nao vejo o leo dando re-raise contra 1 bet e 1 call com pouca coisa.
    Todo caso, o push no river pra mim foi + difícil ainda. AA seria uma das poucas maos que tao ganhando de vc e o leo daria fold (por ser um bom jogador). Eu duvido muuuuuito que o leo daria fold com str8 pro seu push no river.

    Quanto a forma que o Leo jogou, acho ok as vezes slowplay AA pre-flop. Eu prefiro o raise por tar fora de posiçao ali.
    Mas eu nao gostei da forma que ele seguiu com a mao. Eu com certeza daria lead no flop. Achei o check do leo (claro, ele tinha intençao de dar um check-raise) ruim. Por 2 motivos:
    1- na minha opiniao ele consegue + de alguem que acertou a dama dando lead, e nao dando check-raise.
    2- ele ta jogando contra 2 oponentes, e corre o risco de dar free-card.

    Anyway, ótimo post, e uma mao muito interessante... continue postando assim e continue com seu ótimo blog.

    Abraços,

    Ivan Santana

     
  • At 3:46 PM, Blogger Roberto Riccio said…

    Concordo plenamente com algumas coisas que estão escritas nos últimos posts, só que duas coisas que tão faltando são:

    - O Leo estaria indo allin com qualquer mão que não fosse um straight onde estivesse dando check/call no river. O pote já era enorme e nesses casos tem que proteger indo allin.

    - O outro jogador involvido na mão foi o último a falar no flop e deu check também. Ele não faria isso com set, two pair pois são todas mãos vulneráveis (e ele joga bem e sabe disso). Ou seja, quando ele dá call no turn geralmente ou é uma draw ou um middle pair com o qual ele está tentando um showdown barato.

    Se você partir desses pressupostos faz tudo sentido. Mas como eu disse é arriscada a jogada e bem close. De um lado eu fico com um stack de 5k dando check no river. Do outro eu fico uma percentual das vezes com um stack de 12k. Só falta saber se esse percentual é maior a 42% pra ver se a jogada é boa e eu diria que é.

     
  • At 5:37 PM, Anonymous Anônimo said…

    Parabens pelo seu excelente blog e pelo BSOP q voce jogou muito bem, nao te falta quanlidade pra arrebentar mais ainda. Só tá faltando deixar de ser gay e responder as entrevistas na mesa kkkkkkkkkk.
    Um abraço parceiro.

     

Postar um comentário

<< Home