RRiccio's Poker Blog

Blog de poker do Roberto Riccio: artigos sobre poker e seus pensamentos sobre o jogo do texas hold'em.

terça-feira, outubro 10, 2006

Artigo #3 - Dinâmicas de um Sit and Go - Parte 2, Raising

Como já vimos na primeira parte do artigo, para dar Call em um allin quando temos a possibilidade de ficar no bubble do sit and go precisamos de uma mão bem forte. Isto quer dizer que, na maioria das situações, o certo é evitar coin-flips ou mãos em que sejamos somente levemente favoritos.

Este é o jeito teoricamente certo de se jogar quando não temos fold equity, ou seja, quando a única opção que nos resta é o call.

Sabendo isso, vamos agora rever o último exemplo dado na parte um do artigo.

Você era o big blind de um sit and go live onde todos os jogadores tinham o mesmo número de fichas com blinds 400/800. O CO e o button foldaram e o small blind foi allin sem nem ver suas cartas. Fazendo as contas descobrimos que o call range correto seria 55+, A4s+, A7o+, K8s+, KTo+, QTs+.

Agora vamos supor que você é o small blind. Como você lucra contra essa estratégia? Com quais mãos você iria allin e quais mãos você foldaria? Usando um pouco de matemática podemos descobrir isso. Vamos pegar a pior mão que você possa ter, 72o. O que seria melhor, fold ou allin? (Cálculos feitos usando o PokerStove e a calculadora de ICM)

EQUIDADE DO ALLIN
(EQUIDADE DO ALLIN\FOLD * PROBABILIDADE FOLD) + (EQUIDADE DO CALL\WIN * PROBABILIDADE CALL * PROBABILIDADE WIN) + (EQUIDADE DO CALL\LOSE * PROBABILIDADE CALL * PROBABILIDADE LOSE)

(0.2748 * 81.3%) + (0.3833 * 18.7% * 27.150%) + (0 * 18.7% * 72.850%) = 0.2234124 + 0.01946033265 = 0.2428

EQUIDADE DO FOLD
0.2368

A equidade do allin é maior do que a equidade do fold, logo o allin é a jogada certa e foldando você estaria jogando no lixo aproximadamente 60 centavos supondo que esse fosse um sit and go de 11$.

Continuando... Com quais mãos o certo seria o allin e com quais mãos o certo seria o fold? Se você vai estar indo allin com 72o, quer dizer que você não vai foldar nenhuma mão melhor que essa, ou seja, você estará indo allin com todas as mãos que receber.

Um defeito comum dos jogadores fracos em sit and go's é a passividade no bubble. Isso faz com que eles percam boas oportunidades de roubar os blinds e que, consequentemente, cheguem in the money com poucas fichas. Todos os bons jogadores de sit and go's são muito agressivos no end game. Eles entendem essa matemática e sabem que as cartas pouco importam quando você está botando pressão nos outros jogadores no bubble. E é justamente aí que se ganha dinheiro jogando sit and go's. Não faz muita diferença de que jeito você vai jogar AA UTG no level 1. Nos primeiros levels basta usar um jogo tight e sólido. É o que você faz nos levels altos que faz uma grande diferença no seu ROI: saber quando ir allin, quando foldar e quando dar call. E isso requer estudo e prática.

Vamos agora ver outra situação comum, dessa vez estudando como podemos ganhar com os erros dos outros jogadores. Usando o mesmo modelo usado anteriormente vamos supor que você está no cut-off e folda, e o button também. O SB, um bom jogador, vai allin como esperado e o BB, um jogador fraco, resolve dar call com A2o porque acha que é a "melhor mão". O SB e o BB estarão perdendo dinheiro, enquanto você e o button estarão lucrando com o erro do BB. Sua equidade antes do call dele era 25% do prize pool (para descobrir isso basta ir na calculadora de ICM e pôr 5000 fichas para cada jogador). Agora ela passa a ser 30.83% do pool sem você ter feito nada (10000 fichas para o jogador que ganhar o allin e 5000 para os que não se envolveram na mão).

Nos sit and go's de buyin mais baixo há muito dinheiro a ser ganho dessa forma. Jogadores inexperientes geralmente dão mais calls que o necessário no bubble e quando você perceber que esse é o caso na sua mesa, procure ser um pouco mais tight (sem exagerar, é claro). Assim você evitará entrar em jogadas com expectativa negativa e ao mesmo tempo estará dando mais chances aos jogadores fracos de errarem jogando entre si.

Pra finalizar, recomendo a todos o SNGPT, um programa que todo jogador sério de sit and go's PRECISA ter. Ele é basicamente uma calculadora de ICM e um PokerStove juntos. Você analisa situações como essas que estudamos nos artigos. Basta colocar tamanho dos blinds, das stacks de cada jogador e definir range de mãos e ele te mostra qual a jogada certa levando em conta estes fatores. Na minha opinião esse programa é um investimento essencial se você quer se tornar um bom jogador nessa área.

Espero que este artigo tenha ajudado a quem ainda não conhecia bem estes conceitos. Sei que para mim teria sido muito útil encontrar estas informações há um ano atrás, quando eu estava começando, por isso resolvi escrever o artigo.

Todos os comentários são bem-vindos. Thanks for reading!

Gostou do post? Você vai gostar ainda mais do guia gratuito Dicas de Sit and Go.

8 Comments:

  • At 8:59 PM, Anonymous Anônimo said…

    Excelente Post Roberto.. Naum eh por acaso que vc joga SnG mt bem.

    Abraços

     
  • At 12:15 AM, Blogger ME said…

    Garoto, finalmente achei seu blog! Vc hein, nem pra me mandar endereço, link, nada. A gente tem que descobrir com a bola de cristal? Mas que coisa! Vou colocar um link lá indicando - isso aqui vai bombar, vc vai ver só! ;-)

    Olha, parabéns pelo torneio, deu show! Quando eu abri o 5 no river daquele seu all in maluco de J5 off pra cima dum calling station, SOCORRO! kkk! Não podeeeee fazer isso em cima dum calling station seu "projeto de vicegananda"!

    Jogou o fino, nos divertimos montes, e saiba que vc e Pedro = meus investimentos!

    Agora, vai comprar outro presente bom pra Thais, ela é uma fofa, torceu montes pra vc e merece!

    Beijão investimento, té o finde que tem carioca! hehehe! Santa discrença!
    ME

     
  • At 12:26 AM, Blogger ME said…

    Já tá lá o link pro seu blog, e vou recomendar no meu próximo post como o "blog de um dos meus invetimentos" portanto acho bom atualizar isso aí contando do torneio, e falando coisas inteligentinhas! kkkk!

    Dei uma olhada pelo seu blog e achei muito bom! O de abertura então, fiquei emocionada. Além de tudo ainda escreve bem - que fase!

    Parabéns viu Pepe. Vc, a Thais, o Pedro, o Francisco, tudo gente do bem, no que eu puder, estamos aí...
    Beijos, ME
    ps - q q é magic? Nunca nem ouvi falar! Me ensina? E vamo marcar de jogar um WAR um dia desses - aí sim vai ter sangueeeeee!

     
  • At 12:22 PM, Blogger Leo_Caetano said…

    Show de bola esse post!!!

     
  • At 7:45 PM, Anonymous Anônimo said…

    muito bom... excelente..

    abraço

     
  • At 5:57 AM, Anonymous gabriel dayrell said…

    muito bom post... Dinâmicas de um Sit and Go parte 1 e parte 2, muito bom mesmo...
    estou aprendendo muito lendo seus posts riccio.
    abraço, vlw

     
  • At 7:49 PM, Anonymous Joahrez said…

    Meu herói!

     
  • At 3:24 AM, Blogger Matheus said…

    estou procurando o STGPT porém o link acima esta invalido.. to procurando download dele porem tbm nao estou conseguindo.. alguma luz?
    abraço

    att matheus rossot

     

Postar um comentário

<< Home