RRiccio's Poker Blog

Blog de poker do Roberto Riccio: artigos sobre poker e seus pensamentos sobre o jogo do texas hold'em.

terça-feira, outubro 24, 2006

Post #10 - Quarto Lugar no BSOP!

Holla ppl!

Nesse último final de semana aconteceu a etapa carioca do BSOP. Without further ado, meu report.

Dica: Este post está GIGANTE, então recomendo pegar um copo de Coca, um chá, ou algo do tipo!

SEXTA-FEIRA
Eu estava conversando com o Chico no MSN. Ele me diz que o Pedro vai jogar o BSOP (patrocinado pela Maridu) e me pergunta se eu ia jogar também.

Eu nem sabia que o torneio era no dia seguinte, muito menos tinha pensado em jogar, já que o buy-in era bem caro pra mim, mas pensei que seria uma ótima experiência (pelo torneio ser deep-stack) e que, se eu fosse mal, depois recuperava o dinheiro do buy-in jogando na internet.

Um pouco mais tarde, no local do evento, ia ter um satélite, então fomos todos pra lá. Eu, Pedro, Chico e Maridu (coitada... não podia jogar no dia seguinte por causa do filme, mas acabou se divertindo jogando MEGA-agressive pra compensar! kkkkk!) jogamos e o Pedro acabou conseguindo a vaga.

Voltando pra casa eu achei que jogar o satélite tinha sido inútil se nós íamos jogar o torneio anyway, já que pelo menos 300 reais íamos gastar entre buy-in+rebuy e o add-on, mas no dia seguinte eu percebi como tinha sido útil. As diferenças entre o jogo on-line e live são enormes, então, depois de ter ficado mais de um mês sem jogar live, o satélite foi uma boa oportunidade de entrar no clima pro dia seguinte.

SÁBADO
Antes de sair de casa eu conto o dinheiro que eu tinha separado pro buy-in e estão faltando 100 reais (crap!). Chegando lá, uns dez minutos antes do torneio começar o Pedro sai correndo pro caixa eletrônico pra me emprestar o dinheiro e, de algum jeito eu consigo me inscrever e entrar na última mesa que abriram.

Shuffle up and deal!

Sobre o torneio: em torneios live de buy-in alto, uma das melhores estratégias é um estilo de jogo chamado smallball, que é o que a maioria dos profissionais com sucesso em torneios usa (Phil Hellmuth e Daniel Negreanu, entre outros). Você dá raises pequenos (geralmente 2.5 BB) em position com um leque muito grande de mãos, tão "fracas" quanto T8o ou 64s, visando jogar um pote pequeno. Assim você estará tomando iniciativa na mão, e na maioria das vezes poderá roubar o pote com uma continuation bet mesmo que não acerte o flop. Se acertar, quase sempre será impossível para seus adversários ler qual mão você tem. Um flop 245 rainbow, que geralmente é horrível para um pre-flop raiser, pode ter te deixado com two-pair ou o nut-straight. Isso confunde os seus adversários e faz com que eles errem mais contra você, o que no poker sempre significa mais dinheiro a ser ganho.

Esse seria o jeito que eu pensei que ia jogar nesse torneio, mas depois de cinco minutos na mesa vi que ia perder dinheiro jogando assim. O smallball funciona porque geralmente você vai roubar vários potes pequenos depois do flop, geralmente contra um ou dois jogadores no máximo. Esse não era o caso da mesa (nem dessa, nem de nenhuma outra em que joguei no torneio). Tirando o Zidane e o George El-Khouri (eventual vencedor do torneio), todos na mesa eram bem loose, inclusive o Omar Abede, jogador que também estava nessa mesa e que por sinal tinha position sobre mim. Os potes eram 4 ou 5-handed na maioria das vezes, e quase todos iam longe demais com suas mãos. Então eu tive que jogar um jogo sólido, o "good old" tight-aggressive.

Não fiz quase nada nessa mesa, teve vezes em que fiquei 30-40 mãos seguidas foldando (e me refiro a infinitas mãos unplayable mesmo como Q5o ou T6o). Online pode parecer pouco, mas live, onde cada mão demora no mínimo uns três minutos, é uma eternidade.

Depois de algumas horas jogando fui movido pra outra mesa (junto com o George). Depois de alguns minutos jogando já deu pra sentir bem como estava essa mesa também. Tirando o George e o Pipo (especialista em cash game de São Paulo se não me engano, muito bom jogador), todo mundo muito loose.

Depois de um bom tempo também foldando nessa mesa abri KK em EP. Dei raise pra 3 BB (1800 se me lembro bem) e 4 pessoas deram call. No flop 975 (duas de espadas) o SB dá check e o BB, um jogador que tinha acabado de chegar na mesa, vai allin.

Com 99, 77, 55, 68 ou 97 ele provavelmente teria dado check-raise allin. Pensei que a única mão com a qual ele faria isso em que eu estivesse perdendo seria 75, para se proteger. O comum seria ele estar indo allin com uma flush draw, um pocket pair (esperando eu ter AK ou AQ) ou um 9, então também fui allin e o resto da mesa foldou. Ele tinha 88, turn blank, river blank e dobrei pra 20k fichas aproximadamente.

Algumas mão depois, no level 300/600 com antes, o Pipo dá um raise pequeno pra 1650 em EP. Eu olho prum 44 e pergunto quantas fichas ele tem pra saber se eu tenho implied odds caso eu flope um set. Ele responde que tem uns 20k, então dou call. O flop vem KQ9 rainbow e ele dá check. Quase sempre um check desses quer dizer um monstro (KK, QQ, 99) ou que ele odiou esse flop (AJ, AT, JJ, TT). Eu queria ver o que ele ia fazer no turn e dei check também. O turn vem um 2, carta que não muda em absolutamente nada a mesa. Ele dá bet 1800, menos de metade do pote. Eu achei que esse bet demonstrava fraqueza. Se ele tivesse uma mão boa a essa altura ia estar querendo construir um pote grande pra conseguir por todas as fichas no river, mas dando check no flop e apostando 1800 no turn ele ainda ia ter uns 16k pela frente no river, o que seria muito pra ir allin. Além disso, eu sabia que ele era um "thinking player", que estaria pensando em como conseguir as minhas fichas se tivesse uma mão e como perder poucas fichas tentando roubar o pote caso não tivesse nada. Tendo isso em mente eu dei raise pra 6k, um valor que me deixa com um stack razoavel caso ele não folde e que é o suficiente pra fazer ele foldar se tiver AQ, JJ, TT ou pior. Ele foldou e eu fiquei com um stack de uns 25k. Depois ele disse que tinha AK nessa mão e que se eu estivesse blefando tinha sido muito bem jogado. Acho muito improvável que ele não tenha dado bet nesse flop com AK, mas who
knows?


Depois disso eu perdi algumas fichas roubando blinds. Em uma dessas mãos eu estava muito cansado e fiz claramente uma jogada horrível. Tinha especificamente um jogador muito loose na mesa e eu sabia que não tinha que dar raise nos blinds dele nunca. Anyway, eu vi T2 no button e como a mesa parecia estar bem calma pois todos queriam ir pro day 2, eu dei raise pra 2500 nos blinds 600/1200 com antes. Ele deu call. O flop veio A35. Ele deu check, eu dei bet 2500 representando o A, ele call. Eu sabia que era muito improvável dele ter um A por não ter me dado reraise preflop, então ou ele tinha um 5, 3 ou pocket pair. Eu estava decidido a ir allin no turn, pois ele ia ter que foldar qualquer uma dessas mãos. Pra minha "sorte", no turn veio um 8, ele saiu dando bet 15k, o que me colocava allin. Eu foldei e ele tinha 58. Se ele tivesse dado check, provavelmente eu nem estaria escrevendo isso aqui. No final dessa mão meu stack era de aproximadamente 10k, que logo se tornaram 6k por causa dos blinds.

Na última mão do day 1 eu era o BB. Outros três jogadores deram call no BB e eu dei check de 96 de paus. O Flop veio Q97 sendo uma de paus. A mesa rodou em check. No turn um 7 de paus. Eu era o primeiro a falar. Um 7 provavelmente não melhorava a mão de nenhum dos meus oponentes se todos eles deram check no flop e ir pro day 2 com 6k fichas teria sido um desastre, já que o average era 30k e os blinds 600/1200, ante 100. Mesmo sabendo que seria uma jogada arriscada, ganhar aquele pote me daria alguma chance no day 2, então fui allin. A mesa foldou e eu fiquei com 14k, em uma posição muito melhor. Shipppppppp!

DOMINGO
Depois de uma boa noite de sono, eu estava em "boas" condições físicas pro day 2. O Ratone (outro "young", grande jogador de cash game e mtt's, amigasso meu) passou lá em casa e a gente foi pro torneio. Ele e o Chico (um dos meus melhores amigos, mais um "young", pra quem nunca tenha lido no meu blog: shadowrun_ no pp e xikon no ps, obvio que joga muito, agora tem focado em sit and go's) ficaram de dealers (by the way, best dealers evar!!!).

Chegando lá eu e o Pedro ainda estávamos no torneio. Pedro tava com 40k, mas deu azar e perdeu dois conflip e depois foi eliminado de AJ pra JT. Enquanto isso eu fui pra 20k quando eu e outro jogador fomos allin de AK ambos e outro jogador pagou de KQ e depois pra 40k quando fui allin de AJ preflop e o mesmo jogador que fez two-pair de 58 contra mim no day 1 deu call de QTs.

Depois disso fui movido pruma mesa fácil fácil com o Akkari e o CK (ídalo!). O CK deu infinito azar depois de ficar com um stack de 150k e foi eliminado. Logo depois o Akkari, que estava shortstacked, teve que fazer uma move preflop de T8s e foi eliminado por um AT. Mais algumas mãos e estávamos in the money. Nisso eu tinha conseguido roubar um pote ou outro, mas estava ficando com poucas fichas. Quando tinham 11 jogadores, eu estava com uns 30k nos blinds 6k/12k com antes. Eu precisava fazer uma move, se não ia acabar blinding out e perdendo todo meu fold equity. O problema é que toda mão tinha um raise ou um limp. Finalmente quando eu era o cut-off a mesa toda foldou. Eu precisava ir allin com 100% das mãos ali, por isso não ia nem olhar as minhas cartas, mas depois pensei que se alguém visse isso ia saber que eu estava blefando, então resolvi olhar: J5o. Allin instant. O button (um senhor muito simpático) pensa um pouco e dá call, mostrando A7s para o meu alívio. Pelo menos o meu J não estava dominated, eu tinha live cards. A Maridu era a dealer nesse momento. O Pedro atrás de mim torcendo "bora mlk!!!". No flop não veio nada, eu nem lembro quais foram as cartas, só lembro que não tinha A nem 7. No turn nada. No river, eu grito "Jota!" e vem um 5. EEEEEEEEEICE! Eu bati tão forte na mão do Pedro comemorando que a minha mão e a dele ficaram em carne viva praticamente. =)))) Back to the game!!

Uma jogadora foi eliminada na outra mesa e assim começou a final table. Na final table, dois jogadores já tinham sido eliminados quando eu abri AA no button. Dei min-raise, colocando já quase 50% do meu stack preflop. Fiz isso porque não queria dar odds pra ninguém me dar um suckout (por isso não podia dar limp) e também porque precisava de action (por isso não fui allin). O SB foldou e o BB deu call. O flop veio 85x sendo duas de paus. O BB deu check. Eu fingi pensar durante uns 50 segundos (a sala ficou num silêncio absolute nesse tempo) e finalmente anunciei "Allin". Ele deu call instant com Q2 de paus, e minha mão "held up" me dobrando.

Algumas mãos depois, eu era o BB e o UTG e o SB tinham dado limp. Eu olho pra baixo e vejo AQo. "Allin" de novo. O limper UTG pensa durante uns dois minutos e finalmente dá call de A7o. O SB folda. Flop nada, Turn blank e River também!! Eu, Thais, Pedro, Chico, Maridu e Ratone explodimos! YEAAAAAA!

Nessa fase do torneio os blinds já estavam altíssimos. Não tinha mais jogo postflop, claro. Quase todos tinham menos de 10 BB então era allin/fold mode. Six-handed eu eliminei um jogador shortstacked de AQo x KQs.

Logo em seguida, França, o jogador à minha direita foi eliminado. Durante um bom tempo ficamos jogando 4-handed. Eu, Zidane, George e Hélio. Até que chegou a mão decisiva. Eu era UTG, blinds 10k/20k com antes de 2k. Meu stack era de um pouco menos de 150k e eu abri KQo. Todos estavam relativamente equilibrados em fichas. Ez allin.

Zidane tinha AA no BB and that was it.

Saí em quarto lugar, levando 8 mil reais. Eu tenho que confessar que fiquei um pouquinho decepcionado por não ter levado a taça (primeiro, segundo e terceiro lugar levavam uma), mas não tinha nada que eu pudesse ter feito de diferente. Fiquei muito feliz pela forma como joguei durante todo o torneio, e principalmente no day 2. Se eu tivesse que jogar de novo teria feito as mesmas jogadas e isso me deixa muito satisfeito.

Também fico muito agradecido a esse jogo. Acho que não existe outro lugar onde um garoto de 18 anos como eu possa ganhar tanto dinheiro (e às vezes perder também, é claro) em tão pouco tempo. Se você adicionar que é fazendo uma coisa que eu amo, ou seja, jogando cartas, dá pra perceber porque tanta motivação.

Finalmente tenho que agradecer a várias pessoas que me ajudaram.

Minha namorada Thais, que sabe quanto tempo o jogo exige. Várias vezes ela não pode ficar comigo pois eu estou ocupado jogando online, estudando o jogo, ou em algum torneio live, mas mesmo assim está sempre me apoiando, sabendo quanto preconceito a maioria das pessoas tem com o jogo, inclusive uma parte da minha família. Isso sem falar das ligações que ela recebe às três horas da manhã, várias vezes enquanto está dormindo, do tipo "Amor, cabei de ganhar 2k!" Né linda?

Meus amigos, Pedro, Chico e Ratone. Há coisas que o dinheiro não compra mesmo. Ver todos eles lá torcendo, gritando e pulando de alegria enquanto, enquanto toda adrenalina do jogo está rolando é algo impagável. Thanks xumigos! =)))

E também quero agradecer à Maridu que deu a maior força. Ás vezes, ela tava do outro lado da sala quando ouvia o Brasa falando "Roberto leva o pote" e lá vinha a voz dela "Boa Pep!", "Vamo Pep!!!". Num dos breaks me puxou prum sofá pra conversar das estratégias e dos outros jogadores da mesa, coisas que me ajudaram muito a me manter focado durante o torneio. Ainda falou muito sobre mim (e elogiou até demais!) no post que ela escreveu sobre o BSOP. Valeu ME! Boa sorte com o filme.

Obrigado também a todos que estavam torcendo pra mim, Marcelo "Sky" Lima, Bud e aos outros que infelizmente eu nem sei o nome.

Pra finalizar, parabéns ao Brasa e Leo Bello pela organização do torneio, que é algo exemplar. O torneio foi realmente alto nível, de qualquer perspectiva que você queira analizar (dealers, fichas, mesas, cadeiras, local, estrutura de blinds, etc).

E parabéns também ao Willy!!! Tirou segundo lugar no Pro Tour de Magic que aconteceu nesse fim de semana no Japão, comprovando, o que todos nós já sabíamos, que além de ser o melhor do Brasil atualmente ainda é um dos melhores do mundo, levando 22k dólares pra casa!! Boa mlk!

Desculpem se o post foi muito grande. Thanks for reading. Cya! =)

Gostou do post? Você vai gostar ainda mais do guia gratuito Dicas de Sit and Go.

14 Comments:

  • At 9:42 PM, Anonymous Anônimo said…

    londresssssss!!!! \o/
    posso comprar as passagens pro feriado do dia 02??

    euheueheuheu ;)
    brincadeiras a parte...

    te apoiarei sempre!! no que vc precisar e tb no que não precisar (ueheueh)... estarei sempre ao seu lado torcendo muito por vc! Parabéns pelo torneio lindo que vc jogou...
    vc merece tudo isso, e mto mais q ainda está por vir!! =p
    esse meu namorado joga muuuuuuuito! uahuahauh ;)
    lov yaaa,
    baci
    =**

     
  • At 3:02 AM, Blogger ME said…

    Boaaaaaa Pep! É isso aí mlk! Jogou o fino, tem mega thought process, vai longe mesmo! E ainda escreve bem, é gente fina, tem uma namorada fofa, pô, vc já é um winner!

    Tamo junto! Vc e Pedro já fazem parte dos meus investments. Esse finde tem circuito - é nóis! Vamo que vamo!

    Excelente post, keep up the good work. Tá grande, mas li em 1 minuto pq tá ótimo! Parabéns!
    Beijo grande, Maridu

     
  • At 3:07 AM, Blogger ME said…

    ps - o Pipo tinha AK naquela mão, ele me contou... Que bet seu de 44 hein!?!?! Nossa Senhora! Tá jogando o finoooo!

     
  • At 3:21 AM, Blogger ME said…

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

     
  • At 6:19 AM, Anonymous Anônimo said…

    Parabens mlk!! Jogou mto!!
    Vamo que vamo que a nossa hora ta chegando e vamos ganhar mto mais!!

    ps: go ape pelamordedeus!

     
  • At 9:39 AM, Blogger Sergio AT said…

    Cara parabéns mesmo veio. Não o conheço pessoalmente, mas já vi tem que um grande potencial nesse negócio.

    Agora me fala é que esse tal de Magic. a Maridu já comentou isso no blog dele e eu estou super curioso.

    Abraço

     
  • At 9:49 AM, Blogger Ivanei Ivanov said…

    putz velho, belo post, muito bem escrito, eu tenho 19 e é um orgulho ver alguem que tá chegando agora fazer final table num torneio alto nivel assim. parabens

     
  • At 3:15 PM, Anonymous Anônimo said…

    Parabéns pelo blog e pelo torneio. Sua forma de escrever é excelente, e a de expressar as idéias também.

    Além do blog da maridu, o seu passou a ser obrigatório.

    Parabéns.

     
  • At 4:08 PM, Anonymous Anônimo said…

    Fala veio..

    Parabens pelos resultados...
    andei lendo todo o seu Blog, e ele esta show de bola, principalmente a parte de SitGo...

    Parabens....

    add eu no MSN pra trocarmos umas ideias
    windelevel@hotmail.com

    abracao
    t+

     
  • At 8:37 PM, Anonymous Anônimo said…

    Parabéns pelos seus resultados e pelo seu blog, que está realmente muito claro e simples de entender, mas ao mesmo tempo muito completo.

    Eu tenho 18 anos também, to começando agora... como foi o seu começo no poker? Como vc estuda e o que vc estudou?

    Pega meu orkut aí:
    Murilo BRUNNER

     
  • At 10:15 PM, Anonymous Anônimo said…

    Demais, Joga MUITO... Parabens kra, mandou mt bem... Congrats...

     
  • At 2:57 AM, Blogger ME said…

    Fala Pep! Sentiu a força? kkkk! Tá frito! Vou botar mano pra ler esse blog aqui todos os dias, vai ter que estudar muito mais poker e aí revelar tudo - o Pedro quase não vai enfartar... kkkk! Prepara o QG - Ipanema, poker full time, 24/7 e quando o Pedro vier com aquelas manias de "pobre" dele manda ele XAROPE! Aim for the stars...

    Beijo, ME

     
  • At 11:02 AM, Anonymous Anônimo said…

    ae cara...dahora seu blog....como somos farinha do mesmo saco (Magic Player's) é legal qdo agente vê a galera q jogava a parada indo bem nos champs de poker tbm...
    Artigos bem escritos, congrats ;)

    abrassos,

    -G B L-

     
  • At 5:31 PM, Blogger Moisés Quadros said…

    Legal a narrativa!

    Eu também gritei Yeaaaa, aqui na frente do computador.

    Estou começando agora a jogar (online)e estou aproveitando as tuas dicas aqui no blog.

    Depois de ler este tópico, até deu vontade de jogar um torneio ao vivo, mas aqui onde estou não tem nenhum.

    Valeu e parabéns!!!

     

Postar um comentário

<< Home