RRiccio's Poker Blog

Blog de poker do Roberto Riccio: artigos sobre poker e seus pensamentos sobre o jogo do texas hold'em.

quinta-feira, outubro 26, 2006

Post #11 - Before Poker...

- David Williams, segundo lugar no main event do WSOP 2004
- Jordan Berkowitz, campeão do main event do WCOOP de 2005 aos 17 anos de idade
- Justin Bonomo, provavelmente um dos melhores jogadores de sit and go do mundo e ganhador de um dos Sunday Millions do PokerStars
- Thomas "Thunder" Keller, vencedor de um bracelete no WSOP 2004 e colunista da revista Cardplayer
- Eric Froelich, jogador que bateu o recorde de mais jovem a ganhar um bracele na história do WSOP
- Mattias Andersson, oitavo lugar no main event do WSOP 2004
- Dario Minieri, um dos melhores jogadores em geral do poker online
- Noah "Exclusive" Boeken, vencedor do EPT Copenhagen 2005


Todos esses jogadores tem algo em comum. Se você dissesse que todos são jogadores de poker jovens e vencedores, tanto online como live, você estaria certo. Mas tem mais um elo entre eles. Todos eram jogadores profissionais de Magic: The Gathering antes de se tornarem jogadores de poker. E eu deixei de mencionar pelo menos mais uns vinte jogadores conhecidos que estão tendo sucesso no circuito internacional e nos high stakes cash games.

Isso faz muitas pessoas se perguntarem, como alguns jogos ajudam tanto as pessoas a entrarem para o "mundo" do poker?

Eu não saberia falar bem sobre as vantagens de jogar bridge, xadrez ou gamão antes de se jogar poker, mas com certeza entendo porque o Magic é um "background" tão bom.

Magic é um jogo relativamente (perceba que eu disse relativamente!) fácil. Quero esclarecer que não é um RPG, algo do tipo Dungeons and Dragons. O que você tem é um conjunto de cartas que tenta usar em combinação para matar seu adversário. Quem conseguir matar o oponente primeiro ganha. That's it. Além disso o jogo é, na minha opinião, um híbrido entre o xadrez e o poker. Se numa escala percentual, xadrez tem 0% de sorte no curto prazo, poker teria 40% e Magic teria 20%. Isso quer dizer que o jogo pune os erros. Ou seja, enquanto no poker é comum um jogador profissional perder para um amador (Phil Hellmuth que o diga!), no Magic é muito improvável que algo do tipo aconteça em um torneio, pois um jogador bom vai estar completamente overplaying o seu adversário e mesmo que este dê sorte, estará te entregando o jogo através dos seus erros.

O que isso quer dizer? Quer dizer que você tem que estar focado e concetrado para jogar um jogo de Magic. Os jogos são sempre heads-up (um contra um), então não dá pra ficar distraído, pensando na morte da bezerra ou vendo TV enquanto joga. Você tem que prestar atenção. Junte isso com o fato de terem que jogar sob pressão na grande maioria das vezes, com o fato de serem extremamente competitivos (e odiarem perder) e com a disciplina que precisam seguir para ter sucesso e dá pra entender porque os jogadores de Magic jogam poker tão bem.

Contudo, na minha opinião um "drawback" existe. Como eu disse, os jogadores de Magic ficam extremamente irritados em perder para alguém que jogue mal. No poker isso vai acontecer, digamos, cinco vezes mais, percentualmente falando, do que no Magic e muitas vezes durante dias ou semanas. É normal que aconteça. Alguns jogadores de Magic não conseguem lidar bem com isso e acabam tiltando. Sinceramente, esse era um problema com o qual eu e meus amigos tivemos que lidar quando começamos a jogar poker (e se você já leu o primeiro post do meu blog sabe do que estou falando). Por sorte, conforme fomos aprendendo e evoluindo como jogadores, passamos a entender que não adianta ficar chateado por causa de coisas que não dá pra controlar. Tudo o que você pode fazer é a jogada certa. O resto, quais cartas vieram ou deixaram de vir, não tem nada a ver com você. Quando percebemos que no longo prazo sorte e azar são inexistentes nos tornamos jogadores muito melhores.

De qualquer forma, eu sempre aconselho os meus amigos do Magic a tentarem fazer essa transição para o poker, pois as vantagens são bem maiores que as desvantagens (no caso, a desvantagem) e além disso há, obviamente, muito mais dinheiro a ser ganho jogando poker.
Para quem quiser se aprofundar um pouco mais sobre o Magic, suas regras e estratégias, recomendo o site oficial da Wizards of the Coast.

Pronto! Só queria escrever um pouco sobre isso depois de alguns comentários que li no meu blog e no da Maridu.

Por falar em comentários, quero agradecer a todos que recebi. Esse apoio é o que mais me motiva a jogar. Recebi também muitas perguntas (inclusive e-mails) sobre onde começar e o que estudar, então nos próximos dias vou escrever um post sobre alguns dos livros que li e o que achei de cada um, entre outras coisas.

Bom, por hoje é só ppl! Abraços.

PS: Tá explicado, Maridu? ;)

PPS: Esqueci de avisar... Blind Man's Poker é muito melhor que todos esses jogos aí! Uma pena que não dá dinheiro. =P

Gostou do post? Você vai gostar ainda mais do guia gratuito Dicas de Sit and Go.

6 Comments:

  • At 12:23 AM, Blogger ME said…

    Ficou famoso é fio? kkkk! Bacana, vc merece o apoio e o feedback de mais gente - fora que vc pode ajudar muito quem tá começando! Beijão! Tô aqui lendo e acompanhando... Vamo que vamo!

     
  • At 9:48 AM, Anonymous Anônimo said…

    Eu não sabia que esses jogadores de poker eram jogadores de magic tb. Comecei a jogar na epoca da saga de urza, mas mas já parei com magic a algum tempo. tb costumava a jogar AD&D e D&D3a e nunk pensei em como esses jogos poderiam influenciar no poker. Comecei no holdem a pouco tempo(menos de 1 ano) e descobri esse blog a poucos dias, mas já ta nos favoritos.
    parabens pela otima colocao no BSOP e bs nos proximos torneios.
    estou aguardando o proximo post sobre os livros, pois estou pensando em comprar alguns

    WIlliam

     
  • At 4:47 PM, Anonymous Anônimo said…

    fudeu... vcs tao falando tanto dee magic que bateu saudade da epoca q jogava.... ja to baxando o magic online.. foda q nao sei mas joga essa parada!
    gogogo me atolar.. vo perder todo meu bankroll jogando magic online for sure!

     
  • At 4:58 PM, Anonymous Anônimo said…

    O David Willians eu sabia, mas não sabia q tinha tantos outros assim q tmb vieram do Magic.

    Eu jogava Magic qdo eu estava no segundo grau, mas parei naquela época mesmo (isso deve ter uns 9 anos). Nunca me aprofundei muito no jogo, mas gostava de jogar.

    Parabéns ai pelo blog...

     
  • At 5:26 PM, Blogger Ivanei Ivanov said…

    Acredito que qualquer jogo levado a serio proporciona um pensamento abstrato que coloca o praticante a frente de um iniciante no poker.
    Magic é muito bom, só não joguei mais pq me desiludi por saber que naum teria money pra um deck que aguentasse evolução. Preferi xadrez.

     
  • At 8:24 PM, Anonymous Anônimo said…

    muito bom blog .. você foi uma inspiraçao pra min .. continue assim !!


    seu irmao ,
    Riccardo Riccio =]

     

Postar um comentário

<< Home