RRiccio's Poker Blog

Blog de poker do Roberto Riccio: artigos sobre poker e seus pensamentos sobre o jogo do texas hold'em.

segunda-feira, outubro 30, 2006

Post #12 - Poker Literature

Heya!

Antes de mais nada, parabéns pro Ratone pelo quarto lugar no Circuito Carioca e pro Chico que ganhou um qualifier e vai jogar o Pro Tour de Magic com tudo pago em Genebra na Suíça!! Congrats xumi!

Quanto ao Circuito Carioca eu também joguei, mas a única mão que abri em cinco horas de jogo foi um JJ e justamente quando outro jogador tinha AA, então não preciso nem dizer como fui. Recentemente teve também o torneio mensal do Clube do Poker, mas eu tive um compromisso e não pude jogar. Do resto, quanto ao online em geral, há pouco tempo passei do Party pro Stars, então ainda não me acostumei completamente às diferenças de estrutura e além disso tenho passado por uma bad run, o que fez com que eu tenha jogado muito pouco. Espero que mês que vem as coisas voltem ao normal.

Mas vamos ao que interessa! Esse é o post que falei que ia escrever sobre os livros que considero os mais importantes atualmente. Claro, muitos não estão incluídos, mas acho que fiz um bom resumo. Os asteriscos ao lado do nome do livro indicam o quanto achei útil/bom cada livro: 5 estrelas, 4 estrelas, etc. Espero que isso ajude um pouco a quem está em dúvida quanto à compra de um ou outro. Ok, let's go!

* * * * * - Theory of Poker
O autor explica o Teorema Fundamental do Poker e o restante do livro é a demonstração dos meios que o jogador tem para jogar de acordo com ele. O livro basicamente mostra os fundamentos do poker e no que um jogador deve pensar antes de fazer as suas decisões (cartas, posição, tamanho dos blinds, pot odds, implied odds, sua imagem na mesa, imagem dos adversários, etc). Uma leitura obrigatória para qualquer jogador de poker. È bom observar que o livro não fala somente sobre no-limit hold'em, são cobertos também limit hold'em, razz, seven-card stud e five-card draw.

* * * * * - No Limit Hold'em: Theory and Practice
Melhor livro já escrito sobre no limit hold'em by far. O livro fala sobre conceitos muito sutis e avançados (principalmente para jogos deep stack) e por isso tem como público alvo jogadores já experientes. Para quem ainda está começando recomendo antes ler o Getting Started on Hold'em do Ed Miller (esse aí é o rei Midas dos livros de poker, tudo em que toca vira ouro). Simplesmente, um livro para quem quer elevar seu jogo para o next level.

* * * * * - Ace on the River
Esse não é um livro sobre técnicas de jogo. O livro não ensina a jogar AQo UTG nem nada do tipo. O objetivo do livro é mostrar o que significa ser um jogador profissional de poker. O Barry Greenstein toca vários assuntos delicados e ao mesmo tempo importantes na vida de um jogador de poker (desde money management até a relação entre o poker e a sua família), dividindo as suas experiências de vida e dizendo o que pensa sobre uma infinidade de assuntos. Com certeza foi o livro mais significativo para mim de todos que li. Achar conselhos sobre como jogar suas mãos é relativamente fácil, mas os conselhos que o Greenstein dá nesse livro, principalmente sobre como você deve viver a sua vida sendo um gambler, foram de extrema importância para mim. Provavelmente se não fosse esse livro eu já teria largado a faculdade.

* * * * * - Caro's Book of Poker Tells
Não há dúvidas na literatura do poker que este livro é o melhor material já escrito sobre tells. Mais um livro que não ensina o jogo das cartas em si, mas sim outro fator que se deve levar em conta ao fazer as decisões live, as reações físicas dos seus adversários. Inútil para quem joga online, claro, mas uma obra prima para quem pretende jogar live.

* * * * * - Harrington on Hold'em (Vol 1 e 2)
Vou considerar os dois livros como sendo um só, pois eles são complementares. Livro sobre técnicas de jogo, específico para torneios no-limit hold'em. Dan Harrington analisa uma série de mãos, tanto hipotéticas, quanto reais (jogadas em torneios do WSOP ou WPT) e explica o que cada jogador pensou/deveria ter pensado durante a mão. Através desse método o autor testa o leitor a usar os conceitos aprendidos no livro com uma série de exercícios no final de cada capítulo. Livro muito esclarecedor sobre torneios em geral e uma leitura essencial se você pretende jogar qualquer tipo de torneio no-limit hold'em.

* * * * - Small Stakes Hold'em
Melhor livro sobre limit hold'em já escrito. Não importa qual limite você pretende jogar, esse livro é indispensável se você pretende se especializar em limit hold'em. O livro ensina como jogar limit hold'em, mesmo em small stakes, de forma agressiva, contrariando vários autores que recomendam um estilo weak-tight, que em geral não maximiza seus lucros. Assim fazendo, os autores eliminam os maus hábitos com o qual os jogadores que costumam jogar small stakes ficam, já preparando-os para as mesas mais altas, 10$/20$ e maiores. Mais um capolovoro do Ed Miller.

* * * - Hold'em Poker for Advanced Players
Antes do Small Stakes Hold'em este era considerado o melhor sobre limit hold'em. Ficou um pouco ofuscado, mas mesmo assim continua sendo um bom livro. Recomendável para os que se interessarem por essa área.

* * * - Super System
Eu tenho mixed feelings sobre esse livro. Foi o primeiro livro de poker que li e certamente me ajudou, mas não é tão bom quanto dizem. A sessão de no-limit hold'em é a pior do livro na minha opinião. Além de cobrir poucas áreas do jogo, o Doyle Brunson dá muitos conselhos que já não servem mais. De qualquer forma o livro te dá uma boa noção sobre alguns outros assuntos (as dicas do Mike Caro, o capítulo do Steve Zolotow, as seções de Omaha Eight-or-Better, Pot-Limit Omaha High, Seven-Card Stud High-Low Eight-or-Better e a de Triple Draw Lowball do Daniel Negreanu) e conta a história de vida do Doyle, algo que vale a pena ser lido.

* * - Tournament Poker for Advanced Players
Eu fiquei decepcionado com esse livro. Tinha lido que era um livro importante para um tournament player, mas não foi o que eu vi. O livro é muito ultrapassado. Quase todos os conselhos dados são conhecidos pela maioria dos jogadores e são explicados muito mais claramente em outros livros (como o Harrington on Hold'em). Além disso o Sklansky fala demais sobre torneios limit hold'em, razz e seven-card stud, que são praticamente inexistentes atualmente. Os três capítulos que se destacam no livro são You're Broke - You're Done, They're Broke - They're Done e Chips Change Value, onde o autor explica a diferença básica entre torneios e cash games. Se você puder comprar este livro, ok, mas se a compra dele representar um esforço muito grande para você, não vejo problema algum em deixá-lo de lado.

* - Online Ace
Dinheiro jogado fora na minha opinião. De qualquer forma, estou falando dele porque é o único destes livros que tem um capítulo razoável sobre sit and go's. Até agora não foi escrito um livro sobre sit and go's, algo que me deixa chateado, já que um sit and go é um jogo "perfeito", onde 95% das vezes existe uma única jogada certa e na maioria das vezes automática. Se você precisar mesmo aprender sobre sit and go's lendo livros, dê uma olhada neste livro, mas saiba que o conteúdo é limitado e sem base matemática. Para aprender a jogar sit and go's atualmente, o único jeito é estudar ICM (Independent Chip Model, já mencionado nos meus artigos sobre sit and go's) e ler os posts do fórum da 2+2.

Alguns dos livros que pretendo ler em breve: Zen and the Art of Poker, Poker Gaming and Life, Getting the Best of It, Gambling for a Living, Gambling Theory and Other Topics, Secrets of Professional Pot-Limit Omaha e, o principal mas que ainda não está a venda, Daniel Negreanu's Power Hold'em Strategy.

Quero dizer que livros são uma ótima base e com certeza uma das maneiras mais práticas de se aprender a jogar. Eu sou completamente fanático por todos e já estou montando uma mini-biblioteca de poker aqui em casa. Além deles, as ferramentas que mais me ajudaram foram os fórums da Twoplustwo e os vídeos do PokerXFactor, que sempre recomendo.

Mas o principal para se evoluir é, e sempre será, pensar sobre o jogo. Pense sobre aquela mão que você jogou ontem. Será que um check-raise era melhor no longo prazo? Ou um check-call? Não deixe sua mente ficar ociosa. Pense... O que eu poderia ter feito de diferente? Como eu poderia ter mudado minha imagem na mesa? Qual era a melhor estratégia contra aquele determinado jogador? Pense, pense e pense fora da mesa e você sentirá os resultados quando estiver jogando. Depois de um tempo as jogadas passam a entrar por osmose. As situações que você criou na sua cabeça acabam aparecendo na mesa e quando você se deparar com uma delas, você já estará preparado.

Just my two cents.

Um abraço, Roberto.


Gostou do post? Você vai gostar ainda mais do guia gratuito Dicas de Sit and Go.

5 Comments:

  • At 9:24 PM, Blogger ME said…

    Pivete, como vc pode ser tão novo e saber tanto? É pq vc usa óculos? (kkk!) ;-)

    Vc indicou os exatos mesmos livros que eu indiquei no meu post #2 ou #3, nem lembro. E o que vc falou do livro do Greenstein é o mesmo que eu já falei muitas vezes - não é um livro de POKER, é um livro de como um GANHADOR deve pensar. Muita gente não entende isso, mas quem entende mostra rápido nos resultados, como vc!

    GOGOGO Pep, Pedro e Ratone!
    Beijos, ME - always looking...

     
  • At 9:59 PM, Anonymous Anônimo said…

    Otimo post
    tava esperando ansiosamente =]
    n sabia por q livro comecar, agora jah tenho uma base
    tb n conhecia o pokerxfactor, vo da uma olhada hehe
    o blog ta mt bom

    William

     
  • At 9:24 PM, Blogger Presidente said…

    Roberto, parabéns pelo blog, está excelente. Estou lendo o Theory and Practice do Sklansky, é realmente do cacete.

    Encomendei o volume III do Harrington hoje, já entra como próximo da fila. Dá pra matar o tempo enquanto o do Negreanu não sai ;)

    Abração, Carlos (Presidente)

     
  • At 3:34 AM, Blogger ME said…

    ATUALIZA! E cd vc seus bando de pangaré??? Não sabem que money never sleeps. Take a look at this link:
    http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=98143&tid=2497174561637225923&na=4
    Garoto, monte de ciosa pra contar, terminei agora mesmo em 78o lugar no 5+rebuy do PS, com 2200 FERAS - melhor field (de bons jogadores) que já peguei online e 100% de mentalidade deep stack/Ed Miller. Tem que jogar! Amanha quero vcs la jogando isso. It's an order! 50-50. Pócótó!
    Beijo coisa nenhuma, vai jogar sit n go ou alguma coisa! GET BUSY! ;-) kkk!

     
  • At 4:49 AM, Blogger ME said…

    3+rebuy field de 2100 pessoas, caí em 21. Merda, mas ao mermo tempo irado. BORA! Tô falando é conceito deep stack, vcs vão arrepiar. Cd vcs? Cd o Pedro? Seus PANGAS!

    Big beijo pra vc e pra Thais.

     

Postar um comentário

<< Home