RRiccio's Poker Blog

Blog de poker do Roberto Riccio: artigos sobre poker e seus pensamentos sobre o jogo do texas hold'em.

quinta-feira, janeiro 25, 2007

Artigo #5 - Reanalisando EV's

Então você comprou o SNGPT, estudou ICM, aplicou um jogo tight-aggressive no começo e maníaco no final e se tornou um sólido winning player.

Qual o próximo passo para evoluir como jogador e aumentar seu winrate?

Pensando aleatoriamente esses dias lembrei de uma coisas que eu já tinha lido muitas vezes, mas nunca levado seriamente em consideração.

Quando eu comecei a estudar ICM lia freqüentemente:
ICM não leva em conta a habilidade dos jogadores nem a sua posição na mesa.

Essa frase que eu constantemente ignorava pela sua obviedade faz com que você tenha que desviar do jogo perfeito baseado em ICM para alcançar o verdadeiro jogo perfeito.

Quando foldar jogadas aparentemente +EV
Bubble de um sit and go. Você está no button e estima ter um push levemente +EV, considerando suas cartas e o calling range dos seus adversários.

Para demostrar isso matematicamente, vamos supor que você saiba que o push é +0.3% EV que o fold.

Esse é um bom push, que eu ficaria chateado em ter que foldar.

Mas... ICM não leva em conta a habilidade dos outros jogadores.

Suponha que você está na mesa contra dois jogadores bons ou razoáveis. Ignorando o fato que eles vão estar dando call com menos mãos que dois jogadores, eles, um contra o outro, assim que você foldar vão estar jogando um jogo perfeito ou quase, ou seja, fazendo a coisa certa. Enquanto isso você acabou de jogar um edge de 0.3% no lixo.

Agora troque os jogadores bons em sua mesa por dois ruins.

Vamos estimar que foldando os dois vão acabar jogando errado e eliminar um ao outro 20% das vezes e que quando isso acontecer o valor do seu stack passa a ser 5% mais valioso.

Mesmo que o SNGPT te recomende um push, um fold é 0.7% mais valioso (EV fold = 20% * 5% = 1%). E mesmo que isso acontecesse, menos vezes, suponhamos 10% das vezes, o fold mesmo assim continua sendo a melhor jogada!

Quando ir allin em jogadas aparentemente –EV
Vendo o outro lado da equação, vamos supor que você esteja UTG num jogo 6-handed com um stack de 1200 fichas nos blinds 100/200.

Você fez os cálculos, concluiu que o push era -0.2% EV que o fold e ficou feliz por ter foldado.

Mas, você esqueceu de considerar duas coisas! O SNGPT não leva em conta que você é o big blind na próxima mão e além disso, ele não leva em conta que você dobrando tem a oportunidade de entrar em várias situações +EV nas próximas mãos.

Com um shortstack, seu potencial de ação é muito pequeno. Já, com um big stack você tem várias oportunidades de ganhar fichas facilmente. É como a diferença entre um investidor que possui 100 mil dólares e um que possui 1 milhão de dólares. Supondo habilidades financeiras iguais, o segundo com certeza tem um leque de opções maior e melhor para aumentar seu capital.

Por causa dessas oportunidades de acumular fichas a baixo risco com um big stack eu nem me incomodo que o EV real do push seja zero. Como o SNGPT não pode computar essas oportunidades +EV que vou ter no futuro com um big stack, se um push possui zero EV, quer dizer que na realidade a longo prazo o EV é maior que zero.

O fato de ser o big blind na próxima mão também é muito importante no cálculo da equidade do seu stack. Não pelo seu EV verdadeiro ser maior quando você for allin, mas pelo EV do fold na verdade ser pior do que parece.

Se a mesma situação (-0.2% EV) acontecesse e você tivesse no small blind seria um ez fold. O que torna o EV real da mão positivo é a combinação das duas coisas.

Concluindo
Eu decidi escrever sobre esse assunto porque, mesmo sabendo que a maioria dos bons jogadores entende essas pequenas falhas do ICM, eu raramente vejo essas pessoas se adaptarem a isso.

Se você não entendeu bem o que está escrito nesse artigo, releia-o com calma ou ingore tudo o que está escrito.

Se você ainda não entende o conceito de ICM, aplicar algumas dessas coisas pode ser até prejudicial para o seu jogo.

Mas, se você já estudou isso, perceba vendo de longe, numa visão mais ampla, como tudo faz sentido e se encaixa perfeitamente.

We’re taking it to the next level...
-Roberto Riccio

Gostou do post? Você vai gostar ainda mais do guia gratuito Dicas de Sit and Go.

15 Comments:

  • At 5:26 PM, Anonymous Anônimo said…

    Roberto,
    Acabei de ler esse post(muito bom mas preciso ler mais algumas vezes)e parece q isso tudo ainda eh soh a ponta do iceberg cara!!
    Vc poderia passar uns links de sites com material sobre ICM por favor??O q eu achei ate agora nao vai taaum a fundo...
    Pode ser em ingles(ate prefiro)...

    Abraaaaco e brigadao desde ja....

     
  • At 7:46 PM, Anonymous Anônimo said…

    Aproveitando o assunto...por favor da uma olhada nessa mao aki... http://www.pokerhand.org/?767637 na sua opiniao com o pot odds q eu estava tendo para dar call valia a pena ter ficado short-stack com 1000stacks + 7 players tentando sobreviver ou fiz certo em tentar ficar com 4000 ou 5000 e ficar + proximo do 1st place??

    Eu soh estaria sem odds para dar call se eu estivesse contra um overpair(sinceramente achei q nao) mas mesmo assim...entre resolver tudo em um coinflip e ficar com 1000 o q eh melhor fazer???

     
  • At 9:03 PM, Blogger TAlbuquerque said…

    Eita. Como escreve bem... Boa!

     
  • At 4:50 AM, Anonymous Anônimo said…

    Por enquanto eu vou ignorar teu post... Não estou pronto pro next level ainda. ;)

    :}

     
  • At 11:51 AM, Blogger Roberto Riccio said…

    andre,

    se você deu raise pra 600 nos blinds 50/100 não existe cenário onde você foldaria a mão.

    o que eu teria feito de diferente é ter dado raise pra 250 ou 300, algo menor onde voce nao fica commited. um limp preflop também nao é ruim.

    mas, do jeito que você jogou, é um call tranquilo.

    sobre icm, tente ler os meus outros dois artigos sobre sit and go. depois procure na internet por "independent chip model".

    icm basicamente é um modelo que te dá o valor monetário real de suas fichas. ele é usado principalmente pro jogo de sit and go's, mas também pra situações no final de um multitable. Por exemplo, em um deal na final de um multitable se um jogador possui 100 fichas e um 1000, o stack do jogador com 100 fichas vale muito mais que 1/11 do prize pool, pois ele já garantiu o segundo lugar. então,

    valor do stack dele = payout do segundo lugar * chance de ficar em segundo lugar + payout do primeiro lugar * chance de ficar em primeiro lugar

    nesse caso o valor do stack dele, supondo skill igual é

    payout do segundo lugar * 10/11 + payout do primeiro lugar * 1/11, o que é igual a um pouco mais que o payout do segundo lugar, mas com certeza muito mais do que 1/11 do prize pool total.

    por essa precisão em te dar o valor real dos stacks em torneios, o icm é extremamente importante no bubble de um sit and go.

    esse artigo foi pra mostrar umas pequena falhas desse sistema, mas em geral ele é muito bom e preciso e deve te guiar em todas as jogadas que você vai fazer desde a primeira mão de um sit and go. aprenda-o que você vai poder ter uma visão dos torneios diferente dos seus adversários.

    aí depois que você tiver aprendido, você se adapta a essas pequenas imperfeições, o que foi o motivo do artigo.

    abraço.

     
  • At 2:40 PM, Anonymous Anônimo said…

    valeu cara....
    Na verdade nem EU daria raise 600...eu keria 3xBB ou 300 mas errei na digitacao...depois fikei `preso` por assim dizer pelo pot odds...dei call mas eh bom saber q pelo menos o call foi certo pois errar eh humano e persistir no erro eh burrice neh?? =) valeu pela resposta...

     
  • At 11:10 AM, Anonymous Anônimo said…

    Blz muito bom o seu blog vou sempre estar visitando gostaria de saber uma coisa o sngpt ele funciona quando estamos jogando on line ou ele é so para uma analise da mao apos o jogo?

     
  • At 11:11 AM, Anonymous Anônimo said…

    desculpa esqueci de deixar o meu nome...

     
  • At 1:19 PM, Anonymous Anônimo said…

    Ola Riccio ótimo blog estou querendo comprar o sngpt e como o Eder perguntou ele funciona on line? É facil de operar?

    Jogo poker a 12 meses ma profissionalmente nos ultimos 3 e estava tendo bons resultados mas agora esta meio complicado pois o meu jogo estacionou e tem muita coisa que ainda preciso aprender e acho que com uma ferramenta ajudaria muito vc poderia falar mais sobre esse sngt ficaria muito grato.

    Giglio.

     
  • At 4:28 PM, Blogger Roberto Riccio said…

    eder e giglio,

    o sngpt pode funcionar online até, mas além de ser antiético usá-lo durante o jogo, é muito difícil analisar uma situação corretamente no sngpt num espaço de 10-20 segundos.

    o ideal é analisar depois do jogo as mãos onde você teve dificuldade, para assim, a próxima vez que a situação aparecer na mesa você estar preparado com o conhecimente matemático que o sngpt te dá.

    comprem o programa, vocês não vão se arrepender.

    abraço, roberto.

     
  • At 9:06 PM, Blogger Leo_Caetano said…

    Olha isso :
    -Troneio de 10U$
    -Eu com 17k em 33 dos 42 restantes (entraram 850)
    -2.000/4.000
    -Todo muldo fold um cara no gap antes de mim que era o butao raise 12k
    -Eu de 99

    Pelo que vi do jogo dele sabia que ele nao tava forte mas estaria comited se fosse all in ele iria pagar. Se so pagasse tambem nao adiantava... Imaginei Ax ou duas figuras...

    Dei call ele abriu KQ e bateu o K

    Fiz certo ou errado?

     
  • At 5:25 PM, Blogger Roberto Riccio said…

    leo,

    se você for allin ele tem que pagar com qualquer mão que tiver. e, a longo prazo, acho que ele vai ter mãos bem piores que a sua.

    tendo 99 e um stack de 4bb's, mesmo sem informações adicionais, você jogou certo. era a sua chance de voltar pro jogo.

    abraço.

     
  • At 10:40 PM, Blogger Leo_Caetano said…

    Valeu pela resposta! Tem algum lugar legal pra ler on line sobre ICM?
    abs

     
  • At 1:05 PM, Blogger ME said…

    Pep, take a look at this
    http://www.pokerstrategy.org.uk/pt/about/?referer=escolapoker

    Fiquei um pouco preocupada. Me liga assim que puder. To no cel hoje.

     
  • At 2:29 PM, Anonymous Anônimo said…

    Pep. eu to indo amanha cedo e preciso falar com vc hoje. Meu celular quebrou não sei como , eu atendo e escuto a pessoa mas a pesso não me escuta. Me manda um email e quando eu chegar em casa a gente conversa. Quero saber se vc falou com o cara do site, sobre as propostas pra eu levar pra SP um monte de coisa. Não some.

    Bejo, ME

     

Postar um comentário

<< Home