RRiccio's Poker Blog

Blog de poker do Roberto Riccio: artigos sobre poker e seus pensamentos sobre o jogo do texas hold'em.

segunda-feira, setembro 10, 2007

Artigo #13 - Extraindo Valor de Fórums de Poker

Como já mencionei aqui diversas vezes, o melhor jeito de melhorar o seu jogo é participar de fórums, seguido por ver vídeos de poker. Esse há um bom tempo já se tornou o método mais eficaz de aprender, já que nesse caso o aprendizado é completamente ativo. Você não senta e ouve, você participa ativamente de discussões e, como o Alan Schoonmaker menciona em um de seus artigos, é assim que você aprende. Ele comenta que aprender passivamente é coisa do passado e que é por isso que o sistema educacional não funciona como deveria. Obviamente isso vale não só para poker, como para qualquer área de estudo.

Neste artigo estarei listando como extrair o maior valor possível de um fórum de poker.

Escute o que os melhores posters têm a dizer

O erro mais comum que percebo em fórums de poker é um jogador postar uma mão onde jogou errado, receber críticas por parte dos jogadores melhores que ele e começar a justificar a sua jogada com unhas e dentes e/ou ficar chateado com os outros jogadores pelos seus comentários.

Primeiro: não poste uma mão se você não quer receber críticas. O objetivo de postar uma mão é receber críticas e a partir daí melhorar o seu jogo mudando o que outros jogadores perceberem estar errado nele. Você quer receber críticas. Se você postasse uma mão onde tivesse jogado mal e todo mundo respondesse parabéns cara, jogou muito! ou é isso aí! continue assim! isso só te faria perder dinheiro, mesmo que o seu ego saísse intacto.

Segundo: jogadores de poker são pessoas lógicas e objetivas. Sabe pro que esse tipo de pessoa geralmente não liga? Gentilezas. Em fórums de poker uma das coisas mais comuns é ver os bons jogadores falando all-in fácil no turn, péssimo bet no river, odeio a linha horrível que você escolheu. Ficar chateado com um jogador porque ele fez um comentário desses é -ev pra você. Tente entender porque ele está dizendo X ou Y e você vai ganhar mais dinheiro no futuro.

Não perca tempo inutilmente

Tempo é dinheiro, certo? Prum jogador de poker essa frase é ainda mais verdadeira.

Num fórum você provavelmente vai encontrar muitos e muitos posts. Alguns são importantes para a sua melhoria como jogador, outros nem tanto ou não são importantes de maneira alguma.

Escolha quais posts você precisa ler/responder e quais são perda de tempo. É fácil se perder e começar a ler tudo que se vê em um fórum. Jogar continua sendo o melhor jeito de se evoluir como jogador e incorporar tudo que você aprendeu fora da mesa. Não perca tempo em que você poderia estar jogando para ler conteúdo que não te interessa.

Ajude jogadores piores que você

O que é um fórum de poker? É um lugar onde se reúnem jogadores de poker. Alguns entendem mais, outros menos.

O que acontece é uma troca de conhecimento. Você vai aprender com certos jogadores e ensinar a outros jogadores. É uma troca.

Você pode só focar em aprender, claro. Mas jogadores que compartilham sua experiência com o fórum geralmente são mais queridos e conseguem aprender mais com outros jogadores, que por sua vez estarão mais dispostos a ajudar uma pessoa legal que uma que só pensa em si mesma.

Ah, e eu mencionei que ensinando se aprende?

Perceba qual é o verdadeiro motivo de fazer parte de uma comunidade

Quando eu jogava Magic um amigo me disse uma frase que nunca vou esquecer.

Pep, esse jogo não existe pra eu ou você ganharmos um torneio amanhã. Esse jogo existe pra que eu e você possamos nos conhecer e nos tornar amigos.

Eu sempre fui uma pessoa muito competitiva e quando ouvi essa frase eu nem concordei. Anos depois, agora, eu percebo como ele tinha razão. Quase todos os meus amigos são jogadores de Magic. Eu parei de jogar, mas quem disse que a amizade terminou?

Esse é o motivo de fazer parte de uma comunidade. Fazer amigos.

Você pode até começar a fazer parte de uma comunidade tentando só ganhar dinheiro: fazer spam, vender produtos, tirar as suas dúvidas e ignorar todos os outros jogadores. Mas além de ser mal-visto pela comunidade, você vai ter uma experiência bem pior do que alguém que criou amizades, contou e ouviu histórias e ajudou e foi ajudado. Este é o verdadeiro valor de uma comunidade.

Porque resolvi escrever esse artigo?

Eu tinha vontade já há algum tempo de criar uma comunidade de poker. Estou feliz em poder anunciar que a criei.

MaisEV.com está no ar e espero que possa ajudar muitos jogadores, assim como me dizem que este blog ajuda. Dê uma olhada no site e, se achar oportuno, junte-se a nós!

Um abraço,
Roberto Riccio.

Gostou do post? Você vai gostar ainda mais do guia gratuito Dicas de Sit and Go.

11 Comments:

  • At 10:30 AM, Anonymous Anônimo said…

    Eu estava lendo o post e pensando "por que o Riccio não cria um forum?"

    Tenho certeza que vai ajudar muita gente a desenvolver o jogo, assim como o Blog.

    Parabéns

     
  • At 1:15 PM, Anonymous Anônimo said…

    Excelente idéia Riccio ,

    Ja me cadastrei e vou começar a entrar de maneira frequente !

    abrs.

     
  • At 10:17 PM, Anonymous Anônimo said…

    mto boa idéia cara.... =) to cadastrado ....

     
  • At 11:06 PM, Anonymous Anônimo said…

    pra variar .. otimo post..
    e ótima idéia .. to dentro!

    Marcus Luciano

     
  • At 11:57 PM, Blogger William Saito said…

    aowa!
    cadastrado
    foda q ainda n tem mt discussao em NL25 e NL50

    mas vamo espera bomba

    mt boa iniciativa

     
  • At 12:18 PM, Blogger Alexandro said…

    Um belo achado. Iniciativas como as ua fazem a gente ter esperança na net :)! O blog já está nos favoritos e desde já obrigado por se dispor a escrever tão útil ferramenta.

     
  • At 2:04 PM, Anonymous Anônimo said…

    UE Eo cdp ? nao vai mais la nao e?

     
  • At 2:53 PM, Anonymous Anônimo said…

    Roberto,

    também já estou lá.

    E sobre a "Escola de Poker"? Já abriram uma.

    Abraços,

    Fernando.

     
  • At 2:37 PM, Anonymous Anônimo said…

    A verdade sobre torneios de poker:

    Torneios são extremamente deficitários, dos jogadores Brasileiros com mais expressividade no mercado, os resultados são medíocres, e problema não se restringe a eles apenas não, mas para que vocês possam ter uma idéia do que eu estou afirmando vamos aos números, resultados extraidos de um período de 1 ano, do site BigStack.com, IgorFederal é um vencedor marginal de torneio, ganhou menos de 10K, o único Brasileiro que ganhou alguma coisa jogando torneio foi o Thiago Carriço 38K, o tão badalado Aakkari é um jogador extremamente deficitário, perdeu e perdeu feio nesse período, ainda bem que o patrocinador dele tá dando uma forcinha né, por isso nesse meio marketing, venda de livros, sites que chupam o rake dos jogadores, dando a eles alguma esmolinha em troca como faz o clube do poker com seus torneios, são uma fonte interessante para recuperação da grana que é queimada jogando poker por este povo, veja bem, estou me restringindo a torneios, cash game não tenho base de pesquisa, e sit´n gos, pelo que já pesquisei se você for um jogador muito bom, bem acima da média e jogar muito, consegue ter lucro. Minha intenção ao divulgar esses fatos, é alertar o pessoal que tá começando, pois o pessoal que ganha dinheiro com isso e COM VOCÊS em muitos casos, como no lance do rake, dão a entender que você ficará rico jogando poker, os resultados que eles divulgam não levam em conta o custo de muitos torneios perdidos que a cada ITM que eles conseguem servem apenas para cobrir o rastro de prejuízo de muitos buy-ins que eles queimaram ao longo do tempo para chegarem a tais resultados. Quero sinceramente descobrir a lucratividade de um bom jogador de cash game, quando estiver de posse dos dados estarei divulgando para vocês. Diederisch (O Politizador)

     
  • At 4:47 PM, Anonymous Anônimo said…

    Excelente iniciativa Riccio. Já me cadastrei o dia que vc falou do fórum no meu orkut.

    Parabéns cara... li o seu blog todo e ele é excelente.

    E esse post foi genial, e essa frase, melhor ainda: "Esse jogo existe pra que eu e você possamos nos conhecer e nos tornar amigos". As vezes perdemos o foco e acabamos só pensando em dinheiro... não é bem assim.

    Abraços!!

    OBS.: Não entendi mt o comentário anterior. Acho que não é bem assim.

     
  • At 10:12 AM, Anonymous Anônimo said…

    Olá, Riccio.

    Concordo plenamente com essa linha de pensamento, hoje em dia é muito fácil vc se interar de um assunto e começar a praticar, não existe mais barreiras.
    A internet nos abriu grandes portas, sou estudante de analise de sistemas e comecei a pouco estudar poker tbm.
    Logo me prontifiquei a encontrar comunidades pois tudo o que eu sei hoje eu devo em grande parte a foruns e blogs.

    Como um grande professor meu sempre disse, "Profissional é aquele que compartilha o que sabe, porque em troca ele sempre recebera mais conhecimento, isso o torna o melhor profissional possível.".

    Um grande abraço,

    Atenciosamente,
    Renato Maia

     

Postar um comentário

<< Home