RRiccio's Poker Blog

Blog de poker do Roberto Riccio: artigos sobre poker e seus pensamentos sobre o jogo do texas hold'em.

segunda-feira, fevereiro 26, 2007

Artigo #8 - Como se Profissionalizar - Parte 2

Continuando...

Por que não jogar multitables?

Suponha que dois jogadores tenham um bankroll de $200 e ganhem $2000 dólares de dois jeitos diferentes.

Um deles é ganhando em algumas horas um multitable grande.

O outro é jogando sit and go's de $11 e tendo um ROI de 20%.

O jogador que deu sorte e ganhou o multitable vai ter errado jogando acima do seu bankroll, pois ele precisava ter no mínimo 100 buy-in's. Mas, agora ele ganhou. Qual a utilidade desse dinheiro pra ele? A única parte legal pra ele de ter ganho é satisfazer o seu ego, pois se ele jogava os sit and go's de $11, ele obviamente não pode passar a jogar os de $22 por causa disso.

Enquanto isso o cara que jogou quase mil sng's e teve um ROI de 20% sabe que é um winning player nos sit and go's de $11 e pode tranquilamente passar pros de $22 e no futuro repetir o processo passando pros de $33.

A diferença entre os dois é muito grande e mostra basicamente a diferença entre um vencedor a curto prazo e um vencedor a longo prazo.

Por causa disso e da enorme variância eu recomendo não jogar multitables inicialmente.

Aplicativos Adicionais

É necessário possuir programas que te ajudem a analisar mãos e armazenar seus hand histories. Ao mesmo tempo, evite gastar seu dinheiro em programas do tipo Cheat at Online Poker e Texas Hold'em Calculator.

Vou listar os programas que uso.

Poker Tracker
Se você vai ser um profissional, esse é o seu programa mais importante. Armazena suas mãos e te dá todos os dados do seu jogo, traçando perfis e poupando muito seu tempo ao saber seu winrate.

PokerAce Hud
Um programa indispensável para jogadores de cash game e que pode auxiliar jogadores de torneio também. Ele mostra na mesa o perfil dos seus adversários, exibindo os dados que o PokerTracker tem sobre mãos antigas jogadas com eles. Baseando-se nele você pode ter reads precisos e jogar de acordo.

Poker Stove
Muito bom freeware. Ajuda a calcular probabilidades de vitória de ranges contra ranges, além das normais mãos individuais. Exemplo: pares maiores que 66 contra quaisquer duas cartas broadway (maiores que dez).

Tourney Manager
Faz gráficos de sua performance em torneios e mostra informações curiosas sobre seu desempenho em multitables e sit and go's. Muito bom por ser mais avançado que o Poker Tracker quando se trata de torneios.

Sit 'N Go Power Tools
Atualmente além deste existem vários programas do tipo. Ele basicamente te ajuda a analisar situações de ICM em sit and go's fazendo com que uma jogada que demoraria 15 minutos para ser analisando à mão demore não mais que alguns segundos através do programa. É o único destes softwares que realmente te diz qual jogada fazer.

Material de Estudo

Já escrevi um post sobre livros há alguns meses.

Além deles recomendo fórums. Como sempre o Clube do Poker (em português) e a 2+2 (em inglês). Use o Search da 2+2 e procure sobre assuntos que te interessam.

Você sabia que o Greg Raymer, Barry Greenstein, David Sklansky, Mason Malmuth e Ed Miller possuem uma enorme quantidade de posts lá? E você sabia que o Aba (Brian Townsend), GobboBoy, Pwnosaurus, Phwap, Rizen, Sheets, Good2CU, Raptor, Irie, Strassa, entre outros, ainda postam lá diariamente?

Por isso, imagine a quantidade de ótimas discussões que existem. Basta procurar.

Outra ferramenta muito importante, na minha opinião mais que livros, são os vídeos instrutivos. Acho que não tem como substituir o ver um pro sob pressão em certas situações e estudar as jogadas que ele escolhe fazer.

Atualmente as melhores escolas online são PokerXFactor, CardRunners, DonkIt e SngIcons.

Porque esse artigo?

Eu queria escrever aqui no blog algo que eu e meus amigos chamamos de 'a planta'. Esse é o manual de instruções atualmente para ser bem sucedido como profissional de poker online e tentei ser o mais específico possível cobrindo os mais importantes aspectos da profissão e deixando tudo bem mastigadinho, para que todos possam entender.

Siga esses passos e dedique seu tempo ao jogo, que a longo prazo os resultados virão.

Não vou desejar 'boa sorte', porque sabemos que felizmente ela não tem nada a ver com isso.

-Roberto Riccio

Gostou do post? Você vai gostar ainda mais do guia gratuito Dicas de Sit and Go.

21 Comments:

  • At 6:17 PM, Anonymous Anônimo said…

    Fala Roberto,
    Já sou seu fâ a bastante tempo(hehehe),e depois dessa os outros que corram atrás,porque,eles realmente estão atrás....parabéns pelo excelente artigo..do amigo...JOAO LUIS

     
  • At 6:47 PM, Blogger Presidente said…

    Excelente artigo, cara. Quanto à reportagem, nenhuma novidade, infelizmente... =/

    Vou verificar por aqui e volto a entrar em contato contigo assim que souber de algo. Abraços!

     
  • At 8:56 PM, Anonymous Anônimo said…

    Parabéns por mais um bom artigo.

     
  • At 11:49 PM, Anonymous Anônimo said…

    Muito bom esses 2 artigos. Já falaram isso aqui antes nos comentários, mas seria interessante se vc escrevesse alguma coisa sobre cash game.

    Uma pergunta sobre o rakeback no party poker. O rakeback deles cobre SNG? Nos outros sites pelo que eu vi, só o Full Tilt oferece isso(nos outros serve só pra cash game).

    Parabéns pelo blog que está melhorando a cada dia...

     
  • At 12:02 AM, Blogger Roberto Riccio said…

    nunca vi algum site onde sng's nao contassem pro rakeback.

    de qualquer jeito no party conta sim.

    e fico feliz que esteja gostando do blog.

     
  • At 12:07 AM, Anonymous Anônimo said…

    Valeu pela resposta. Eu tinha perguntado semana passada pros caras do Rakeaid sobre isso e olha a resposta deles:

    "Hi,Only for Full Tilt will tournaments and sng's count towards rakeback.
    Heidi
    www.RakeAid.com"

    Em todo caso vou começar a me organizar pra jogar por rakeback no PP o quanto antes...

     
  • At 8:17 AM, Anonymous Anônimo said…

    man....nice posts!

    ;)

    thx!

     
  • At 1:45 PM, Anonymous Anônimo said…

    Sem duvida e teu blog eh o melhor de tds os blogs Pep. Congratz =)

    Abs!!

     
  • At 1:56 PM, Anonymous Anônimo said…

    Dae roberto . .matando a pau .. concordo com o bill_ma .. teu blog tah foda rapa .. continue assim .. acredite que está ajudando muita gente.. e que sim . .a sorte esteja com vc pra ganhar os coin flips da vida .. ;)
    Flw .. abraço !!

     
  • At 2:08 PM, Anonymous Anônimo said…

    Riccio, td bem?
    Queria tirar uma dúvida contigo, mas como não te tenho no MSN vou perguntar por aki msm..

    Tamo no bubble play e esse eh o seguinte panorama:

    Blinds 75/150
    Seat 2: Achilles_36 (3635 in chips)
    Seat 3: Dexter39 (4340 in chips)
    Seat 4: Dedeh7L (2440 in chips) (EU)
    Seat 8: jmorrisun (3085 in chips)

    Eu sou o SB e jmorrisun o BB.. Chegou em fold até mim e eu com Q8 empurrei..
    Eu tinha +0,3EV.. Tomei call de um A6 e rodei..

    Quero saber o seguinte:
    Vc considera seu EV a partir de qto?
    Eu não gostei da jogada mesmo com a EV positiva.. Tinha mais de 15 bbs ali, poderia esperar um pouco mais, to certo?

    Vc usa MSN? me adiciona ae dehminero@hotmail.com

    as vzs sinto falta de discutir com alguém situações como essa..

    Abração

     
  • At 3:30 PM, Blogger Ivanei Ivanov said…

    O que vc acha da escola stoxpoker.com?

     
  • At 3:47 PM, Blogger Roberto Riccio said…

    gbl, bill e renan,

    obrigado.

    dedeh,

    essa jogada é -ev. os blinds tão muito baixos prum push. posta mãos do tipo no fórum do clubedopoker que eles vão te explicar.

    ivenei,

    eu já passei uma vez no site deles, mas nunca vi a escola sendo discutida em review de escolas online e também nao conheço nenhum dos jogadores, por isso não posso dizer se é boa ou ruim.

     
  • At 2:12 AM, Anonymous Anônimo said…

    pra variar: muito bom esse artigo!! principalmente a parte dos softwares .. riccio eu nao sei o que é ICM nem ev .. quando der escreve algo sobre isso por favor ok?? abração

     
  • At 1:05 PM, Anonymous Anônimo said…

    acompanho seu blog mas nunca comentei!
    admiro muito o seu trabalho! acho que se mais jogadore fizessem o mesmo a comunidade brasileira cresceria mais e principalmente melhor!
    Parabens
    Abraco

     
  • At 3:24 PM, Anonymous Anônimo said…

    Roberto, parabens pelos seus posts kra. Sinceramente, de todos os blogs da galera do poker o seu é o q mais contribui para o aprimoramento do jogo do leitor. E espero q seus projetos, embora emperrados agora pelos motivos os quais vc citou, obtenham sucesso pois vcs tem todo o potencial pra isso.

    Roberto, uma coisa amigo, que acredito te deixar preocupado assim como mtos de nós. Como vc ve o futuro do poker online com tudo o que vem acontecendo? Vc acha q eles podem banir o jogo de vez? Oq vc faria se a industria online perdesse todo o seu brilho, e vc morando aqui no Brasil?

    Grande abraço Roberto e, por favor, continue sempre com seus otimos posts!

    Diego Nakama (NAKAMATOR)

     
  • At 3:44 PM, Anonymous Anônimo said…

    mtoo bom esse post cara =)
    parabéns!
    com crtz vai me ajudar mto!

    vlw Pep ! =D

     
  • At 8:42 PM, Blogger Roberto Riccio said…

    nakama,

    acho que em breve o poker será ilegal para jogadores americanos.

    entretanto, ainda deve demorar para isso acontecer no brasil e acho que na europa nao deve acontecer.

    se algum dia acontecesse isso no brasil, eu voltaria a estudar e me dedicaria a meios de ganhar dinheiro com a internet.

    nesse caso é até melhor morar no brasil, porque os americanos sofrem muito com esse governo conservador deles, além de lá o custo de vida ser maior.

    enfim, espero que nao aconteça..

     
  • At 1:09 AM, Anonymous Anônimo said…

    Fala Pep, parabéns pelo blog, está muito bom, leio sempre. =]
    Abraço.
    Thiago Carriço

     
  • At 1:09 AM, Blogger Moisés Quadros said…

    Oi,

    Mais um artigo interessante, acho que vou acabar lendo todos os artigos do teu blog.

    Eu já tenho conta no FT e no PP, como faço para receber o rakeback em algum deles, é possível?

    Obrigado e mais uma vez parabéns!

     
  • At 12:59 AM, Anonymous Anônimo said…

    Comecei a jogar poker tem mais ou menos um ano. Me dediquei só um pouco ao poker online no ano passado mais acabei me desligando por conta da faculdade que estava terminando. Não estudei muita coisa , mas tenho os conceitos básicos de outs, odds, etc. Livro só li o do Leo.
    Semana passada voltei a jogar (live em um bluce) e me animei conseguindo levar R$ 800,00 jogando cash e mais R$ 350,00 com um terceiro lugar em torneio de buy-in R$ 50,00 e mais ou menos 30 pesooas.
    Desse dinheiro estou atualmente com R$ 700,00 para investir no poker online. Vou começar de novo. O que vc me sugere, devo começar no party poker, em qual limite? com quanto?
    O poker tracker é suficiente pra começar ou preciso comprar a licença de mais algum programa?

    Abraços.

     
  • At 3:36 AM, Anonymous Joao Carlos da Silva said…

    Nome: Joao Carlos da Silva
    Nick: JcDaSilva

    Riccio, parabens amigo, gracas a voce, estou recuperando a alegria de jogar poker, e os meus reais investidos kkkk.

    Voce é um otimo professor.

    Recomendo para todos os que por aqui passar.

     

Postar um comentário

<< Home