RRiccio's Poker Blog

Blog de poker do Roberto Riccio: artigos sobre poker e seus pensamentos sobre o jogo do texas hold'em.

sábado, fevereiro 24, 2007

Artigo #7 - Como se Profissionalizar - Parte 1

Eu enxergo uma carreira de poker online como sendo composta por quatro etapas, se você quiser chegar ao topo. Indo direto ao ponto essas etapas são:

-A transição de jogador perdedor pra jogador breakeven.
-A transição de jogador breakeven pra jogador vencedor.
-A transição de jogador vencedor pra grande vencedor.
-A transição de grande vencedor pra jogador de tv.

Eu acho que posso falar sobre como superar as duas primeiras etapas. Enquanto escrevo este artigo estou tentando fazer a transição para grande vencedor (jogadores que ganham por mês cem mil dólares ou mais), a que é provavelmente a mais difícil por ter o maior gap, mas espero daqui a alguns anos poder escrever um artigo sobre como superar essa também.

Eu não sei dizer quando fiz cada uma dessas transições, então vou juntar tudo em um artigo só, até porque vejo que a maioria dos leitores do blog já tem uma boa noção do jogo.

A primeira coisa que eu quero observar é que assim como um jogador de futebol não precisa estar na seleção pra ser um profissional, um jogador de poker não precisa aparecer na tv pra ser um profissional. A sua escolha de se virar pro começa muito antes que isso: nas categorias de base ou na terceira divisão. Isso vale pros dois jogos.

Escolha de Software
Obviamente a primeira coisa que você precisa fazer é escolher onde vai jogar. E você precisa focar em um lugar só, pra se acostumar com o software, ter um database dos jogadores que costumam jogar o jogo e aproveitar das vantagens que os sites oferecem para os seus jogadores que mais contribuem em rake. Alguém poderia argumentar que você precisa ter contas em todos os sites pra jogar os melhores multitables que os diferentes sites oferecem, mas vou explicar porque isso não vem ao caso.

Eu recomendo escolher um site grande. Atualmente eles são Poker Stars, Party Poker e FullTilt Poker. Como o Poker Stars não oferece rakeback, não existem mais motivos de se jogar lá e podemos excluí-lo dessa lista. O programa de FPP's deles funciona como rakeback mas só para os high stakes players que conseguem Supernova. Além disso o Poker Stars é o site em que é mais difícil ganhar dinheiro porque, por ter o melhor software e devido ao Party ter fechado as portas aos americanos, é infestado de sharks.

O que nos deixa com PartyPoker e FullTilt Poker. Há algumas semanas atrás eu diria que o Party era claramente melhor, mas pelo FTP agora ter resize além do seu software ser melhor, a disputa tornou-se um mais acirrada. Mesmo assim, eu diria que a melhor coisa é jogar no Party, pelo site ter mais fishes.

Procure um pouco sobre esses dois sites, veja em fórums qual que cada jogador prefere e porque, além da análise que eu fiz aqui no artigo. Depois abra um conta com rakeback e você está pronto para começar.

Bankroll Inicial
Você precisa pôr um dinheiro que não vá fazer muita falta se você falir. Claro, dinheiro sempre faz falta, mas não venda o carro pra investir na sua carreira de poker online inicialmente. Você provavelmente vai falir várias vezes antes das coisas começarem a dar certo. Eu mesmo sei que ainda corro o risco de falir e por isso tenho que me previnir, jogando em jogos para o qual o meu bankroll seja adequado e tendo um plano B caso as coisas dêem errado.

De qualquer forma, de um dinheiro você vai precisar. Provavelmente algo em torno de $100 ou $200 dólares, pra ter uns 20+ buyin's do que for jogar. Não vou me aprofundar no assunto de bankroll adequado porque fórums como o Clube do Poker e a 2+2 já tiveram dezenas de posts do tipo.

Escolha de Jogo
A regra básica é não jogue mtt's. Eles podem ser legais e é divertido fazer uma final table e receber os parabéns. Mas a longo prazo mtt's são o jogo onde menos se ganha dinheiro e onde a variância é maior. Além disso pra jogar um mtt é preciso ter um bankroll de no mínimo 100 buyin's, mesmo jogando muito bem.

O seu ganha pão precisam ser os sng's (foque nos speed) ou cash games (foque nas 6-max), por serem os lugares onde mais se ganha dinheiro online, não só em low stakes, mas também por terem um grande potencial quando você for subindo de stakes.

Escolha o jogo desses que você preferir. Se você costumar tiltar opte pelos sng's. Se você preferir action o tempo todo vá pros cash games.

O legal desses dois jogos é que além de você poder se especializar rapidamente neles, eles são relativamente automáticos e aos poucos você irá perceber a melhor jogada rapidamente só de olhar uma situação na mesa.

To be continued...

Gostou do post? Você vai gostar ainda mais do guia gratuito Dicas de Sit and Go.

24 Comments:

  • At 8:11 PM, Anonymous Anônimo said…

    excelente post

     
  • At 9:33 PM, Anonymous Anônimo said…

    Ótimo artigo, mais uma vez... Sobre os sites para se jogar, o que você acha do Everest? Comecei lá (por causa dos sng's freerolls) e é onde construí meu bankroll e jogo até hoje, mas não vejo nenhum grande jogador falar sobre o site, parece ser meio desprezado, enfim.... Alguma razão pra isso?

    Abraços.

     
  • At 9:54 PM, Anonymous Anônimo said…

    muito bom post roberto só acho q os mtts deviam ser incluidos sim nessa lista e so se dedicar com eles tb e ter muita paciencia pq nao e sempre q vai estar figurando em mesa final e claro jogar de acordo com o bank...........

    um abraço

     
  • At 10:13 PM, Anonymous Anônimo said…

    Gostei muito desse post riccio .

    Uma pergunta .

    Por que os sit and go speedy ?

    Jogo os speedy as vezes , e eu acho que envolve um pouko mas de sorte . ter que dar aqueles push . o que axa ?

    eu não gosto muito apesar dos sit de tempo normal demorarem muitoooo .

     
  • At 12:20 AM, Anonymous Anônimo said…

    muito bom esse post.. so queria dar um toque pra quem ta começando sobre uma coisa que o Riccio, por jogar sngs de buy ins mais altos, nao deve ter lembrado ou talvez nem saiba:

    o party poker não é um bom site pra quem ta começando e provavelmente jogará muitos sitn gos .. digo isso por causa do rake cobrado nos sngs de $3 e $6 que são muitos altos, na minha opinião abusivamente caros.. os sng de $3 são $2,40 + $60 e os de $6 são $5 + $1 .. um absurdo isso!! comecei a jogar la e tive um ROI bem menor com a mesma porcentagem de figuração .. aih fui analisar e me atentei a esse fato .. no full tilt vc encontra sng de $6 +$,50 e $2 + $,25 .. alguem pode ate achar que é uma diferença boa, pequena ..mas garanto que a longo prazo nao é .. faz muita diferença

    você deveria falar sobre isso na parte 2 do artigo, Riccio, pra quem nao lê os comentários .. abraço a todos

    Marcus_LUCIANO

     
  • At 12:23 AM, Anonymous Anônimo said…

    uma pequena correção:

    "... alguem pode ate achar que é uma diferença BOBA, pequena .."

    Marcus_LUCIANO

     
  • At 1:01 AM, Blogger Roberto Riccio said…

    guto,

    eu não jogaria em nenhum site que não fosse o party ou fulltilt atualmente.

    o everest principalmente é um site que eu nao gosto. nem do software, nem da estrutura dos torneios. recomendo você ir pros sites maiores até porque todo o material de aprendizado da internet e os softwares especializados focam nas estruturas de torneios e nos hand histories dos sites maiores.

    abraço.

     
  • At 1:04 AM, Blogger Roberto Riccio said…

    anonimo 1, você pode sim se dedicar a mtt's, mas com certeza nao no começo. evite-os.

    depois, quando você tiver um bankroll comfortável você pode começar a estudá-los e jogá-los, mas no começo jogar mtt é suicídio. vou ver se explico melhor isso na parte 2 até.

     
  • At 1:06 AM, Blogger Roberto Riccio said…

    anonimo 2, você tem que se acostumar logo aos sng's speed pois é lá que se ganha dinheiro, justamente pelo torneio ser mais rápido.

    o fato de ter que dar mais pushes, nao faz com que conte mais sorte, pelo contrário. a skill principal de sng's é justamente reconhecer ocasioes para dar os pushes certos. entao é melhor aprender isso logo que evitá-lo.

     
  • At 1:07 AM, Blogger Roberto Riccio said…

    marcus,

    você tá certo.

    vou falar sobre isso na parte 2.

     
  • At 1:26 AM, Anonymous Anônimo said…

    Roberto, muito bom artigo.
    Voce podia escrever alguma coisa sobre Cash Games qualquer hora.
    Outra coisa, se voce tiver algum post ou sei lá artigo bom sobre BR management pra indicar...

    Abraço, cara
    Boa Sorte!

     
  • At 1:55 AM, Blogger Roberto Riccio said…

    lucas, escrevi isso há alguns meses:

    http://rriccio.blogspot.com/2006/08/artigo-2-um-pouco-sobre-bankroll.html

    abraço.

     
  • At 12:07 PM, Blogger Caio Oliveira said…

    Falae roberto blz?
    sou o Caio do msn...
    como tao as coisas?
    tenho me dado bem nos sng q tenho jogado, graças ao seu video e as dicas no msn.
    acabei d tenta um maior agora (20+3,50) e peguei um 2º, nos menores tenho sempre chego na grana, ontem d tds q joguei, soh n peguei em 1.
    to c um blog tbm =)
    um blog de iniciante no poker ainda.
    curti esse seu ultimo post. tomara q eu comece a subir esses estágios.
    até mais

     
  • At 6:25 PM, Blogger kmksick said…

    Mto bom o blog e os posts, parabens!

     
  • At 7:23 PM, Anonymous Anônimo said…

    MUITO BOM O POST, btw, acho que uma etapa antes dos 100 mil dolares por mes eh cinquenta mil dolares por mes, o que ja te tornaria alguem realmente rico. dessa voce ja passou ou esta perto....

     
  • At 7:32 PM, Anonymous Anônimo said…

    Concordo com o anonimo acima a respeito de falar sobre 100 mil dolares como se fosse pouco! Duvido muito que tenha gente ganhando 50 mil dolares com o poker todo mes! Posso estar enganado e se estou me desculpe... mas para minha realidade 50 mil dolares ainda eh muito dinheiro, eh o salario de um diretor muuuuuuuuuuuuuuuuuuuito bem sucedido...

     
  • At 8:03 PM, Anonymous Anônimo said…

    Riccio, acabei de ler o TOP e quero me especializar em cash 6max, qual livro indica para eu comprar?? Valew pela força que vem dando a toda galera que curte seu blog... abraços Vitor!

     
  • At 8:29 PM, Blogger ME said…

    Nossa, ta bombando esse blog hein! Não desanima com aquele lance que hoje fechei coisas muito legais com gente MUTIO maior (tipo donos do mundo) e na reunião falei de vc. Estou indo pra NY amanhã (ou terça, sei la que dia é hoje) e na volta quero conversar com vc - aquilo era pequeno perto do que está acontecendo! GET READY PEP! E faz 21 anos de idade logo pelamordideus!

    E que papo é esse de 100K!!! HELLO??? kkkk! Show me the way!
    Beijos gênio,
    UPA UPA UPA
    Maridu

     
  • At 9:30 PM, Blogger Roberto Riccio said…

    anonimo e tiago, eu nao ganho nada perto de 50mil dólares por mes e nao vou ganhar por enquanto. nao finjo ser alguém do tipo. aliás, esse mes tá sendo péssimo pra mim e to quase even. o valor foi só um aproximativo do que os melhores jogadores da internet ganham e é onde eu espero chegar um dia. só nao me entendam errado. :))

    vcc, lê o no limit hold'em theory and practice e veja os vídeos da cardrunners.

     
  • At 10:07 PM, Anonymous Anônimo said…

    ótimo post pep!!!

    parabens...

     
  • At 6:30 AM, Anonymous Anônimo said…

    Mesmo pra se especializar em cash game NL voce aconselha ler o Limit Holdem Theory and Practice?

    Abraço

     
  • At 11:10 AM, Blogger Roberto Riccio said…

    nao, tá escrito:

    no limit hold'em theory and practice.

     
  • At 8:26 PM, Anonymous Anônimo said…

    ah, é que estupido.

     
  • At 6:38 PM, Anonymous Anônimo said…

    Excelente post. Se puder fale um pouco sobre cash game no limit e pot limit. Parabéns!!

    Geraldo

     

Postar um comentário

<< Home